Análise de estações de tratamento de esgoto são foco de TCC na Ufal

Informações podem ajudar a melhorar a saúde da população que reside próxima a efluentes
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
03/09/2019 07h00 - Atualizado em 02/09/2019 às 17h18
Trabalho estudou se a estação compacta de Delmiro estava em condições de atender a vazão gerada pela sua área de influência

Existe algo com o que muitos convivem diariamente nos centros urbanos, mas poucos percebem sua importância. Algo que pode se tornar prejudicial tanto para o ser humano quanto para o meio-ambiente: o sistema de esgoto. Muitas vezes despejado em corpos hídricos, o esgoto é muito prejudicial ao quadro de saúde pública e do conforto daqueles que moram próximos ao local de despejo, tendo influência direta nos índices de mortalidade infantil.

Tendo isso em vista, Helder Lima, então aluno de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Delmiro Gouveia, procurou o professor Antônio Oliveira para trabalhar a temática do tratamento de efluentes no município. Assim, deu-se início o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Análise da estação compacta de tratamento de esgoto no Bairro Novo em Delmiro Gouveia - AL, que foi apresentado no começo de abril deste ano.

Segundo o professor Antônio, foi decidido avaliar se a estação compacta de Delmiro estava em condições de atender a vazão gerada pela sua área de influência, visto que suas operações no Bairro Novo teve início em 2002 e não possuiu muita intervenção operacional da Prefeitura Municipal ou da Companhia de Saneamento do Estado de Alagoas (Casal).

“​Particularmente, minha visão de mundo cristã me dá grande satisfação em poder, de alguma maneira, contribuir para uma boa maneira de viver das pessoas. Fazer isso por meio de atividade acadêmica tem um ‘gostinho especial’”, afirmou Helder sobre a sua pesquisa, também ressaltando a importância do seu primo, Geovane Arcanjo, ao longo do seu curso. “Eu o consultei diversas vezes ao longo do curso”, ressaltou Helder.

Sobre o TCC

A pesquisa teve como objetivo verificar se a estação de tratamento comportava a vazão afluente que vinha da sua bacia de contribuição e estimar as concentrações de matéria orgânica e de sólidos suspensos no efluente da estação. Para realizar o trabalho foi preciso realizar uma coleta de dados, para que fossem feitas as estimativas necessárias. Contribuindo com a coleta, a Casal apresentou os dados de consumo de água da população que compõe a bacia da estação compacta de tratamento. Além disso, o estudante conheceu as unidades de tratamento e obteve as dimensões da estação, conseguindo também o comprimento total da rede de coleta de esgoto da bacia, por meio de uma planta baixa oficial do projeto.

Também foi preciso recorrer a leituras científicas e normativas, bem como à publicações de análises de estações compactas de tratamento de esgoto, para que uma comparação com os resultados obtidos com a estação de Delmiro Gouveia. Ao final, foram feitas propostas para a melhoria do processo de tratamento.

“A comparação com resultados obtidos pelas estações compactas de tratamento de esgoto trazidos na revisão bibliográfica deste trabalho, mostra que com relação à eficiência na remoção de matéria orgânica e de sólidos suspensos, o tratamento realizado na estação de Delmiro Gouveia tem eficiência inferior”, é explicado no Trabalho de Conclusão de Curso.

O docente também disse que, “apesar das problemáticas levantadas, as estações compactas de tratamento de esgoto são, certamente, se bem operadas, uma opção de grande eficácia para a universalização dos serviços de tratamento de esgoto no Brasil”.

Com grandes trabalhos vêm grandes obstáculos

Dentre o obstáculos que podem ser mencionados durante a pesquisa está a dificuldade de se conseguir dados técnicos da estação. Isso se deve ao fato dela encontrar-se desativada, tendo como consequência o lançamento de esgoto em um canal aberto que passava ao seu lado, impossibilitando também o recolhimento de uma amostra bruta para análise química e biológica. No TCC é possível ver que “os resultados da análise poderiam apresentar uma necessidade e a possibilidade de melhoria no tratamento ofertado pela estação”.

Além disso, não foram encontradas as informações solicitadas à Secretaria de Meio Ambiente, o que impediu ainda mais o acúmulo de dados para a pesquisa.

Importância social

A pauta do tratamento de esgoto não diz respeito somente aos pesquisadores, mas é também de interesse da população como um todo. Há uma importância do bom funcionamento da estação, visto que isso significa que o efluente lançado no canal apresenta baixas concentrações de matéria orgânica e de agentes que causam doenças.

A redução de doenças transmitidas pelo esgoto seria uma consequência da melhoria operacional das estações de tratamento. Em consequência dessa redução, também haveria uma maior produtividade da população e uma maior geração de renda, visto que a qualidade de vida seria melhor.

Helder Lima, a respeito da importância da pesquisa para o meio acadêmico, afirmou que acredita que um trabalho como esse pode “chamar um pouco mais a atenção dos atuais universitários para esse campo de pesquisa de tão grande importância e promover um maior engajamento destes na área do saneamento”.

Todo o Trabalho de Conclusão de Curso pode ser encontrado no repositório da Ufal, aqui.