Ufal realiza concurso de fotografia entre comunidade acadêmica

Meu Olhar Ufal deve mostrar a Ufal que muitos de nós não conhecemos; confira as regras e participe
Por Ascom Ufal
01/08/2019 16h16 - Atualizado em 06/08/2019 às 10h21

Um dia o  escritor, sociólogo, crítico literário e filósofo francês, Roland Barthes, explicou a fotografia, por meio de uma frase dizendo: "a fotografia reproduz ao infinito o que só se recorre uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá se repetir existencialmente". Ele conseguiu expressar, pelas palavras, uma das mais belas expressões artísticas de que se tem conhecimento. 

Quem faz uma foto eterniza um momento, ao imprimir seu olhar sobre um ambiente ou sobre alguém. Pensando em eternizar diversos momentos através de vários olhares diferentes, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal lança o concurso de fotografia Meu Olhar Ufal, voltado à toda comunidade acadêmica e com o objetivo de mostrar, sob ângulos distintos, a Ufal que muitos de nós não conhecemos. 

Podem participar servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes dos três campi e suas respectivas unidades de ensino, que possuam vínculo ativo. As inscrições e submissões de fotos podem ser feitas entre os dias 1º a 15 de agosto, exclusivamente pelo novo e-mail: meuolhar.ufal@gmail.com. É importante que, antes de enviar propostas, os candidatos leiam atentamente o regulamento do concurso.  

Outro item importante é que a Ascom poderá utilizar as fotos enviadas - ainda que não sejam classificadas - em suas redes sociais ou na página institucional. Conforme adianta o fotógrafo do setor, Renner Boldrino, o objetivo do concurso é tornar conhecidos os diversos cenários que a Ufal possui. "Ao final do concurso, teremos um excelente banco de imagens que nos auxiliará a mostrar, pelo olhar da própria comunidade acadêmica, as belezas que se escondem pela Ufal", disse. 

Todo o material recebido será avaliado por uma comissão composta pelo jornalista, antropólogo e fotógrafo Waldson Costa, pela professora de fotografia do curso de Jornalismo da Ufal, Janayna Ávila, além do fotógrafo da Ascom, Renner Boldrino. A divulgação do resultado está prevista para o dia 22 de agosto. Para saber os critérios adotados pelos avaliadores, bem como mais informações sobre o concurso, leia o regulamento em anexo.