Ufal firma convênio com universidade japonesa

Evento marcou parceria entre universidades do nordeste e a Universidade Soka
Por Izadora García – relações públicas
28/08/2019 14h54 - Atualizado em 29/08/2019 às 10h14

No último sábado (24), a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou da Conferência Internacional do Ensino Superior em Prol do Bem-estar da Humanidade, firmando o convênio com a Universidade Soka, de Tóquio, no Japão. O evento aconteceu no Campus Dois Irmãos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Na ocasião, reitores e representantes das 18 universidades federais da região também lançaram a Rede de Universidades do Nordeste para a Promoção da Tecnologia Social (Rede U.TecSocial), que pretende ser um espaço para troca de conhecimentos científicos e populares, promovendo o intercâmbio de experiências entre as comunidades de cada instituição participante.

A iniciativa propõe desenvolver as atividades acadêmicas e administrativas das universidades federais nordestinas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para a reitora da Ufal, o convênio e a rede configuram mais um passo para a consolidação de um movimento desenvolvimentista voltado para o social, como característica de uma universidade pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada. “O convênio ajuda na internacionalização na Universidade Federal de Alagoas, mas sua importância está centrada, principalmente, no foco humanístico e de desenvolvimento sustentável da parceria”, avaliou.