Ufal debaterá programa Future-se na próxima semana

Evento acontecerá na próxima quarta-feira (21) no auditório do CIC
Por Ascom Ufal
16/08/2019 18h59 - Atualizado em 19/08/2019 às 15h45

Na próxima quarta-feira (21), a Gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá o primeiro evento do Ciclo de Debates sobre o Programa Future-se, às 14h, no auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC). Na ocasião, a deputada Margarida Salomão ministrará a palestra O projeto de Lei Future-se e as implicações para o Sistema de Universidades Federais e sua autonomia.

Segundo Valéria Correia, reitora da Ufal, é imprescindível a participação de toda a comunidade universitária nas discussões em torno da proposta. "Nós estamos num momento político e econômico, mas sobretudo político nas universidades, em que a nossa autonomia já vem sendo questionada. Nesse cenário, precisamos sair em defesa da Universidade e a participação popular é fundamental", finalizou.

Palestrante coordena Frente de Valorização das Universidades Federais

A deputada federal Margarida Salomão é pesquisadora e professora universitária. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre, doutora e pós-doutora em Linguística pela Universidade de Berkeley (EUA), foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf) por dois mandatos consecutivos, entre 1998 e 2006. É deputada federal desde janeiro de 2013, reeleita em 2018 com 89.378 votos. Luta pelo desenvolvimento econômico de Minas, em especial da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

Atualmente, coordena a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e da Comissão Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicação da Câmara dos Deputados. Foi autora da Emenda Constitucional da Inovação, que assegura a pesquisa e a inovação tecnológicas como assuntos prioritários de Estado. A deputada luta para reverter a política de cortes nos orçamentos das Universidades, Institutos Federais de ensino e pela implementação do Plano Nacional de Educação.