Sinfra divulga nota sobre suspensão do desligamento de energia

Concessionária Equatorial Alagoas cancelou a suspensão de fornecimento sem aviso prévio
Por Ascom Ufal
05/08/2019 16h54

A Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) e o Gabinete Reitoral (GR) emitiram nota de esclarecimento sobre a suspensão do desligamento total de energia que ocorreria no Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na última sexta-feira (2), conforme nota publicada no site da Instituição. A interrupção não foi realizada porque a concessionária Equatorial Alagoas cancelou, sem comunicado prévio, o procedimento.

Por esse motivo, não foi possível notificar a comunidade universitária em tempo hábil nem restabelecer as atividades acadêmicas e administrativas durante o período. A Superintendência assegurou, ainda, que avaliará quais as tratativas legais cabíveis poderão ser tomadas quanto ao ocorrido.

Ainda em nota, a Sinfra informou que houve o desligamento parcial em algumas unidades acadêmicas, bem como no prédio da Reitoria e da Biblioteca Central, para a realização dos serviços de manutenção preventiva como limpeza de chaves, capinagem e poda no entorno da subestação. A troca do transformador ainda será realizada em nova data a ser divulgada amplamente pelos canais oficiais da instituição.

Leia abaixo nota na íntegra:

A Superintendência de Infraestrutura esclarece que não houve um desligamento total, como havia previsto em nota publicada no dia 30/8/2019, em < https://ufal.br/servidor/noticias/2019/7/campus-da-ufal-ficara-sem-energia-eletrica-na-manha-desta-sexta-2, em decorrência da concessionária de Energia, Equatorial Alagoas, ter tomada a decisão arbitrária de não fazê-lo e tão pouco de comunicar a instituição, previamente, para que pudéssemos notificar a comunidade acadêmica. Neste contexto avaliaremos as tratativas legais que competem ao ocorrido.

No entanto, houve desligamento parcial, que estava previsto para ocorrer concomitantemente à troca do transformador de corrente (TC), nas seguintes unidades: CTEC, CSAU, BC, IF, REITORIA, com intuito de realização a manutenção preventiva das subestações abrigadas, realizadas pela equipe de manutenção da SINFRA. Foram realizadas limpeza nas chaves, isoladores e conectores, higienização de toda área interna, capinagem e poda do perímetro de 3m no entorno das subestações e envelopamento, em concreto, dos cabos que estavam expostos.

É importante ressaltar que a troca do TC deverá ocorrer assim que for definida a nova data, a qual será amplamente divulgada.

Maceió, 02 de agosto de 2019

Gabinete Reitoral