Proex e Instituto de Matemática promovem curso sobre linguagem da programação

O curso é destinado a alunos e egressos dos cursos de Matemática, Física e Pedagogia, além de professores dos ensinos fundamental e médio
Por Pedro Vianna - estagiário de Jornalismo
15/08/2019 11h05 - Atualizado em 15/08/2019 às 16h52
Primeiro dia do curso sobre linguagem da programação

Primeiro dia do curso sobre linguagem da programação

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está promovendo, em parceria com o Instituto de Matemática (IM), o curso de extensão BNCC [Base Nacional Comum Curricular] e o Pensamento Computacional: o Ensino de Matemática e Linguagem da Programação na Educação Básica com Scratch e Code. A atividade é realizada sempre aos sábados no Centro Universitário Maurício de Nassau – unidade Ponta Verde. O curso iniciou no último sábado (10) e segue no mês de agosto nos dias 17, 24 e 31, das 8h às 17h, com carga horária de 30 horas. 

A professora Claudia Lozada é a responsável pela atividade de extensão, apoiada pelo Grupo de Pesquisa em Matemática, Educação e Tecnologia. Segundo a organização, o objetivo é capacitar professores e futuros professores para que adquiram habilidades e competências relativas ao desenvolvimento de linguagem da programação (pensamento computacional) em aulas de Matemática e de Fisica, que utilizam conhecimentos matemáticos, da educação básica, em virtude das mudanças curriculares previstas pela BNCC. 

Para Lozada, o papel da universidade pública é, por meio da extensão, se conectar com a comunidade e outras instituições. “O curso foi feito com essa finalidade, que é seguir o que a BNCC recomenda a respeito do desenvolvimento do pensamento computacional, e tem um detalhe que a Ufal sai na frente, pois o Instituto de Matemática capacita, pela primeira vez, um grupo de futuros pedagogos de uma instituição privada”, explica.

Serão utilizados objetos de aprendizagem como o Scratch e o Code para a iniciação em pensamento computacional com atividades teórico-práticas. As inscrições encerraram e as turmas já foram fechadas.