Museu Théo Brandão promove debate sobre cultura popular

Programação acontece na semana comemorativa do Dia do Folclore
Por Jacqueline Batista, jornalista colaboradora
16/08/2019 10h24 - Atualizado em 16/08/2019 às 12h43

Na próxima quarta, 21 de agosto, terá início o 6º Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. O Tema deste ano é “Cultura popular em foco: pensando identidades e tradições culturais”. O evento será composto por conferência, mesas-redondas, Grupos de Trabalho e curso.

A conferência de abertura será às 9h, com a participação dos professores Bruno Cavalcante, do Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal), Fernanda Rechenberg (ICS/Ufal), Rachel Rocha (ICS/Ufal) e Cristina de Almeida Valença, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Às 11h, terá início a mesa-redonda intitulada Preservação e aplicação de políticas públicas em museus no Brasil, com Wilma Maria Nóbrega Lima, do Arquivo Público de Alagoas (APA), Mário Aloísio Barreto, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Alagoas, e Irinéia Franco, professora  do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca/Ufal) e  coordenadora dos acervos do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió (ACMM).

No mesmo dia, às 14h, haverá os Grupos de Trabalho Novas perspectivas: entendendo os debates de gênero na construção da memória e cultura alagoana e Limites e estratégias de ação da museologia no Brasil.

Na quinta, 22, às 9h, a mesa Continuidade e rupturas: História e memória na construção das tradições será composta pelo babalorixá Pai Célio (Casa de Iemanjá) e pelos professores Elder Maia (ICS/Ufal), Michele Reis (Ichca/Ufal) e Siloé Amorim (ICS/Ufal). Às 14h, vai acontecer o Grupo de Trabalho História, tradição e cultura museal.

A programação será finalizada na sexta, 23, com o curso In book criativo no patrimônio cultural, ministrado pela professora da UFS, Janaina Cardoso De Mello. A aula terá início às 9h e é direcionada a quem precisa focar em trechos significativos de livros, sintetizar ideias textuais, problematizar e encontrar soluções a partir da leitura. Interessados em participar do curso devem realizar inscrições antecipadas pelo email mtbmuseologia@gmail.com.