Jornada Pedagógica para Músicos de Banda comemora dez anos

Será a primeira edição internacional do evento e vai movimentar a cidade de Penedo
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
23/08/2019 07h35 - Atualizado em 21/08/2019 às 11h12
Arte de divulgação

Faltam dois meses para o grande evento que vai movimentar a cidade histórica de Penedo. De 23 a 26 de outubro acontece a 10ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB), que já é parte do calendário cultural de Alagoas. Este ano, além de celebrar dez anos, será a primeira edição internacional, com a presença de músicos, professores e pesquisadores com formação em vários países e universidades, vindos de Portugal e de várias localidades do Brasil.

A JPMB se transforma no Festival Internacional de Música, com a proposta de promover o encontro entre artistas, músicos, professores e pesquisadores e a comunidade. Tem programação com 26 atividades pedagógicas e científicas e 13 atrações artísticas durante os quatro dias do evento. “Teremos uma programação com palestras, concertos, recitais, retretas de bandas, oficinas, fóruns, publicações de livros e revista científica e mesas-redondas. Com certeza, vamos marcar uma década de jornada com um grande momento na nossa querida Penedo”, disse Marcos Moreira, coordenador-geral do evento e professor do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas.

Todas as atividades serão gratuitas e os interessados podem fazer as inscrições no período de 1º de setembro a 1º de outubro para participar de oficinas instrumentais (cursos de instrumentos), teóricas (arranjo e terminologia) e atividades científicas (fóruns e palestras). Para assistir aos concertos e às demais atrações artísticas não é necessário se inscrever, basta ir aos locais indicados na Programação

Os participantes poderão se inscrever em duas modalidades: oficina e atividade científica, obtendo dois certificados ao final da JPMB. Todo o processo de inscrição será online, exclusivamente pela plataforma Ecim. Basta acessar o site da Jornada. “As atividades estão em horários distintos para que os participantes possam obter certificação nas atividades escolhidas. Os concertos serão totalmente gratuitos e solicitamos a presença de todos para prestigiarem nossos artistas”, convidou Moreira.

A parceria

A JPMB é um evento resultado da parceria entre o curso de Música da Ufal, por meio do Grupo de Pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental, o Consulado Honorário de Portugal em Maceió e o Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim). “Temos uma parceria importantíssima que é o apoio da Prefeitura Municipal de Penedo, por meio da Secretaria de Cultura, e todos juntos promovemos a 10ª Jornada Pedagógica para Músicos de Banda. É muita união e tudo isso só ratifica a importância da JPMB para a nossa Ufal e para nosso Estado”, reforçou o coordenador-geral.

Moreira também ressalta o reconhecimento, pela comunidade científica, com a classificação da JPMB em editais de fomento e congressos. “Por quatro anos consecutivos - 2016 a 2019 - conseguimos aprovação em editais da Fapeal [Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas], por mérito pedagógico e artístico. Em 2016 também conseguimos recursos junto à Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]”, completou.

O professor ressalta, ainda, a parceria com órgãos públicos e setores privados das indústrias de instrumentos e seus representantes como a Barkley Brazil, D’addario e Roriz. “Nesta edição, comemoramos estes dez anos de existência a continuidade das parcerias com o Governo do Estado de Alagoas e a Prefeitura Municipal de Penedo. Também somos gratos às instituições e universidades inseridas, como a UFBA, UFSM, UFG, USP, UNESP, UFRN, Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, Instituto Piaget/Portugal, UFG, Unicamp, Unisantos e Fapeal”, agradeceu Moreira.

Para saber mais sobre a JPMB, basta acessar a página do evento.