Inscrições abertas para 6º Encontro de Matemática do Agreste Alagoano

Evento acontece entre os dias 7 a 11 de outubro no Campus Arapiraca
Por Blenda Machado - estudante de Jornalismo
07/08/2019 08h00 - Atualizado em 07/08/2019 às 11h04

O colegiado do curso de Matemática e o Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática (Calma) promovem o 6º Encontro de Matemática do Agreste Alagoano (Emaal) sobre Mulheres nas Ciências Exatas: desafios e oportunidades, nos dias 7 a 11 de outubro na sede do Campus Arapiraca.

De acordo com a organização, o evento visa refletir sobre a inclusão e a permanência das mulheres nas Ciências Exatas e discutir sobre temáticas que envolvem a Educação Matemática, Matemática Pura e Matemática Aplicada e divulgar a produção acadêmica dos alunos e professores do Curso de Matemática Licenciatura do Campus Arapiraca.

Simone Fonseca, professora do curso de Matemática Licenciatura do Campus Arapiraca e uma das organizadoras enfatiza que pesquisas divulgadas pela entidade ONU Mulheres (2018) ‘‘mostram um número reduzido de mulheres nas áreas de tecnologia, Engenharia e Matemática, e que o problema tem raízes no ensino básico e chega até o mercado de trabalho, onde elas também estão em menor número nesses setores, que englobam diferentes campos do saber e que geram cada vez mais oportunidades. Nesse sentido, eventos como esse criam espaços que promovem discussões e reflexões sobre a inclusão e permanência das mulheres na carreira científica das Ciências Exatas’’.

José Barros, coordenador do curso de Matemática conta a importância desse evento para os estudantes. ‘‘Sua importância anda em paralelo com a diversidade de temas abordados entre a Matemática pura, aplicada e educação Matemática. Proporcionando assim a todos os participantes um intercâmbio entre os temas apresentados e o enquadramento dos discentes de nosso curso em temas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e ingressos em programas de mestrados no país’’.

Programação

O evento será subdividido em palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, apresentações de comunicações orais e apresentações de trabalhos no formato de pôster, além de coffee break, mostra de materiais didáticos e apresentações culturais.

O Encontro de Matemática do Agreste Alagoano (Emaal) vem se consolidando e sendo reconhecido em todo Estado de Alagoas, inclusive com a participação de professores visitantes internacionais e nacionais e pesquisadores de várias instituições brasileiras.

O Emaal que se constitui como fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos relacionados a Educação Matemática, a Matemática pura e Matemática aplicada, sua finalidade é reunir profissionais da educação, pesquisadores, estudantes das Ciências Exatas para compartilhar informações, divulgar pesquisas e criar oportunidades para a troca de experiências entre os pesquisadores.

Para se inscrever ou ter mais informações podem acessar este link