Gestores de comunicação das universidades se reúnem na Ufal

De 21 a 24 de agosto serão debatidas estratégias de comunicação durante o 4º Cogecom
Por Ascom Ufal
21/08/2019 09h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Direção executiva em reunião para início do Cogecom. Foto: Thiago Prado

Direção executiva em reunião para início do Cogecom. Foto: Thiago Prado

A diretoria executiva da 4ª edição do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) se reuniu, na tarde dessa quarta-feira (20), para definir os últimos detalhes da programação do encontro com início hoje (21), a partir das 8h30, no Auditório da Reitoria da Ufal. A mesa de abertura terá a presença da reitora Valéria Correia. 

Mesas de discussão, painéis, oficinas, palestras, apresentação de campanhas nacionais, resultados, próximas ações coletivas e lançamento de um concurso de vídeos para estudantes são algumas das atividades da programação que vai até o dia 24 de agosto. 

O presidente do Cogecom, Márcio Guerra, conta que a expectativa para o evento é “muito grande porque é um momento em que, mais do que nunca, as assessorias de comunicação das universidades estão sendo desafiadas a encontrar discursos, repertório e saídas para um contradiscuro de um governo autoritário que está tentando desmontar as universidades”. Guerra, que é jornalista da Universidade Federal de Juiz de Fora, destaca que o Cogecom “acima de tudo, além de um encontro de trabalho, de troca de experiências, vai ser um espaço onde nós pretendemos lançar uma carta ao final para manifestar nossa preocupação como assessores pelo cenário que as universidades estão vivendo”. 

Guerra relata que “o Cogecom foi criado pela necessidade das assessorias se reunirem para traçar estrategicamente políticas de comunicação que possam representar os interesses das universidades públicas, gratuitas e de qualidade diante de um cenário que sempre foi desafiador, mas que, nesses últimos dois anos, tem se tornado uma meta principal”. Ele ainda ressalta que “a Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior] tem dado todo apoio a esse Colegiado, que é um órgão assessor da própria Associação, para criar instrumentos e ferramentas de suporte para as universidades reagirem”. 

A quarta edição do Cogecom é realizada com o apoio do Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas até esta quarta, primeiro dia do evento, clicando aqui.