Equipamento auxilia na segurança de trabalho dos servidores da Ufal

O Medidor de Stress Térmico ajudará a avaliar a insalubridade o ambiente de trabalho
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
29/08/2019 14h28 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Medidor de Stress Térmico tem a função de medir a insalubridade do ambiente

Um equipamento recém adquirido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será de grande importância para os servidores do meio acadêmico. O Medidor de Stress Térmico tem a função de medir a insalubridade do ambiente, para que, a partir dos resultados obtidos, possam ser avaliadas formas de adequar o local de trabalho, para que não haja malefícios à saúde dos servidores.

“Um dos casos que se caracteriza a insalubridade é a temperatura ao qual o servidor está exposto durante a sua jornada de trabalho. Para a gente realizar essa medição de acordo com a legislação vigente, não podemos utilizar um termômetro comum, como esses que a gente tem em casa”, explicou Bruno Menezes, Engenheiro de Segurança da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep).

Para realizar a medição, são necessários três termômetros, classificados como sendo de globo, de bulbo seco e de bulbo úmido. A partir dos resultados fornecidos por eles, é possível chegar a um valor e então é feita a comparação com as normas de segurança do trabalho, que define o que é classificado como insalubre ou não. O Medidor de Stress Térmico reúne justamente os três equipamentos necessários e faz as medições precisas.

Na manhã desta quinta-feira, o novo aparelho foi montado no Núcleo de Análises e Pesquisa em Ressonância Magnética Nuclear, localizado ao lado do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), no Campus A.C. Simões. Antes da utilização do Medidor de Stress, foi feita uma análise com equipamentos comuns, onde foi constatado uma temperatura elevada.

Atividade de rotina

A verificação da temperatura do ambiente de trabalho já faz parte da rotina da Progep. De acordo com Bruno, quando um servidor realiza a solicitação de avaliação do ambiente de trabalho, com o objetivo de obter os adicionais de insalubridade e periculosidade, é realizada uma inspeção no local com equipamentos comuns. Quando é constatado que o lugar pode representar um risco, o novo aparelho é usado.

Mais segurança

Além do Medidor de Stress Térmico, também foi adquirido um Dosímetro de Ruído, que irá compor o conjunto de equipamentos que auxiliam a segurança no trabalho dos servidores. O aparelho irá acompanhar a jornada de trabalho daquele que o solicitar, para que sejam medidos os ruídos aos quais estão expostos. Dessa forma poderão ser avaliadas formas de melhorar o local de trabalho para que não hajam riscos para o trabalhador.