Consulta à comunidade universitária é encerrada na Ufal

Apuração inicia às 8h de desta sexta-feira (9)
Por Izadora Garcia - relações públicas
08/08/2019 21h40 - Atualizado em 09/08/2019 às 08h32

A consulta à comunidade universitária sobre composição de chapas para os cargos de reitor e vice foi encerrada às 21h de hoje (8). Nos últimos dois dias, estudantes, docentes e técnicos participaram do processo de escolha entre as quatro chapas inscritas no pleito: Chapa 1 – Ufal Mais; Chapa 2 – Outra Ufal Resiste; Chapa 3 – Endireita Ufal e Chapa 4 – Ufal Compromisso e Ação.

No total, foram disponibilizadas 47 urnas dentre os 14 pontos de votação distribuídos por 11 municípios alagoanos (Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, Penedo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Lage e Viçosa).

Segundo Sandra Lira, presidente da Comissão Eleitoral, a amplitude estadual do processo representa um fortalecimento da democracia na universidade. “Estamos colhendo os votos da comunidade universitária para que ela possa manifestar sua vontade, sua escolha de um novo reitor ou nova reitora. A função de um reitor não é uma função meramente técnica, é a função de uma liderança política que auxilia no exercício pleno da nossa autonomia universitária”, afirmou.

Ainda de acordo com a representante da Comissão, houve uma boa participação no pleito. Confirmando a tendência das consultas anteriores, a adesão dos servidores técnicos e docentes foi significativa, com uma maior dispersão do público estudantil. Como tentativa de contornar a situação, agravada pelas chuvas, foram disponibilizados ônibus para o translado de estudantes no Campus A.C. Simões.

A votação seguiu até às 21h, acompanhada pela comissão eleitoral, pelos fiscais de chapa e pelos próprios candidatos que, apesar do cansaço, permaneceram nos pontos de votação até o fechamento das urnas. Apenas em locais que não funcionam no período noturno, a votação foi encerrada mais cedo.

De acordo com informações cedidas pela Comissão Eleitoral, o processo ocorreu sem nenhuma intercorrência grave. “As coisas fluíram de maneira tranquila. Às vezes, só uma pergunta sobre um tipo de procedimento, mas as coisas estão bem claras dentro do regimento. A comissão eleitoral está atenta e orientando os mesários quando tem alguma dificuldade”, avaliou Lira.

Apuração

A apuração terá início na manhã desta sexta-feira (9), a partir das 8h, quando os mesários serão reunidos no auditório do Centro de Interesse Comunitário, no Campus A.C. Simões. As urnas de Maceió já estão guardadas aqui em salas lacradas, as do interior ainda estão em deslocamento.

“Temos membros da comissão que estão lá acompanhando. Provavelmente, no final do dia, estaremos bem próximos do resultado. Nossa expectativa é que dure o dia todo”, disse Sandra.

Composição da Lista Tríplice

A consulta que está acontecendo é organizada pelas entidades representativas dos três segmentos universitários: Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Já a composição da lista tríplice enviada ao Ministério da Educação (MEC) é um processo independente que acontecerá em outubro. Nesta ocasião, o Conselho Universitário lança um edital e abre inscrições para candidaturas e vai haver um debate dentro do Consuni para a composição da lista.