Chamada pública para compor programação da Bienal segue aberta até dia 15

As propostas devem defender os direitos humanos e conscientizar para a preservação do meio ambiente
Por Ascom Bienal
09/08/2019 08h54 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Lançada no dia 1º de agosto, a chamada pública para construção da programação da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas segue aberta até a próxima quinta-feira (15). Realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), a Bienal do Livro é o maior evento literário do Estado, promovendo ações de formação e difusão com fins culturais e acadêmico-científicos.

Com o objetivo de democratizar o acesso à ciência e às expressões de arte e cultura, esta chamada pública abre espaço para que pessoas físicas maiores de 18 anos, com ou sem vínculo com a Ufal, possam sugerir atividades que sejam de interesse coletivo e valorizem a produção acadêmica, a leitura, a arte e a diversidade cultural, voltadas para um público que vai desde as crianças até os idosos.

Serão selecionados projetos que afirmem o conhecimento científico e defendam os princípios da transversalidade cultural, integrando saberes, pessoas e suas identidades. As propostas devem defender os direitos humanos, educando contra todas as formas de discriminação e racismo, e conscientizar para a preservação do meio ambiente. A quantidade de atividades selecionadas será de livre escolha da Comissão Organizadora da Bienal, considerando a disponibilidade de espaços nos prédios históricos de Jaraguá.

As proposições podem abranger os mais diversos formatos, como bate-papos, contação de histórias, oficinas, palestras, mesas-redondas, seminários ou congressos acadêmicos. Também serão aceitas propostas de intervenções artísticas e apresentações culturais em linguagens como música ou poesia de rua, dança, teatro ou artes circenses e, ainda, oficinas de artes visuais, como desenho, histórias em quadrinhos, ilustração, pintura e fotografia.

Para participar da seleção, que entra em sua última semana aberta para inscrições, confira o edital e submeta sua proposta. As atividades selecionadas serão anunciadas a partir do dia 1º de setembro, no site e nas redes sociais da Bienal do Livro de Alagoas.