Últimos dias da exposição de Sil da Capela no MTB

A mostra recebe visitas até 6 de agosto
Por Jacqueline Batista - jornalista
26/07/2019 07h25 - Atualizado em 23/07/2019 às 12h26
Sil de Capela com sua arte. Foto: Thiago Sobral

Sil de Capela com sua arte. Foto: Thiago Sobral

A exposição Sil é composta por 12 peças da artista e sete fotografias coloridas que retratam a obra e o fazer artístico da ceramista da cidade de Capela, clicadas pelo fotógrafo Thiago Sobral. Quem ainda não visitou a exposição, tem até o dia 6 de agosto para ver a mostra, que está aberta, gratuitamente, de terça a sexta , das 9h às 17h; sábado e domingo  das 12h às 17h.

 Há quase 20 anos, Sil da Capela aprendeu a técnica da cerâmica com o mestre João das Alagoas. Desenvolveu um estilo próprio e, hoje, seu trabalho é reconhecido no Brasil e exterior. Uma de suas marcas registradas é a jaqueira. “Serve de inspiração para mim. Comecei a usar a jaqueira como cenário e faço isso até hoje”, explicou Sil.

Em maio, a artista recebeu o Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular do Ano, evento realizado pelo Museu Théo Brandão (MTB), com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura de Capela. A exposição teve apoio do curso de Design da Ufal. 

Olhar sob a arte da ceramista 

O fotógrafo, professor e arquiteto Thiago Sobral registrou o cotidiano e a obra da artista. Parte desse trabalho estará na exposição. As fotografias coloridas expressam a rotina no ateliê. A experiência foi enriquecedora para arte de quem busca uma boa história a ser revelada. “A Sil é uma guerreira, mostra com todos os predicados a força da mulher alagoana, que passou por muitas batalhas até conseguir chegar onde chegou. Eu sou um fotógrafo que adora documentar cotidianos, contar histórias com imagens, e a Sil tem muita para contar”, disse Thiago. 

O professor é especializado em fotografia de arquitetura e FineArt. O maceioense já teve suas imagens expostas em mostras individuais e coletivas pelo Brasil e em países como França, Portugal e Espanha. Atualmente, tem trabalhos na Galeria Tempo,  no Rio de Janeiro, e Galeria Gamma, em Maceió. 

A exposição tem a curadoria assinada pela museóloga Hildênia Oliveira e o projeto expográfico foi realizado por estudantes de Design da Ufal, com a orientação da professora Thaisa Sampaio.