Ufal renova assinatura de convênio com Tribunal de Justiça

Convênio permite que estudantes tenham oportunidade de estagiar no órgão

Por Izadora Garcia - relações públicas
- Atualizado em

Na tarde desta quarta-feira (10), Tutmés Airan, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), participou de reunião com Valéria Correia, reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na ocasião, os convênios que regem o funcionamento do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj) e do Fórum Regional da Ufal foram renovados.

Também estiverem presentes o magistrado Wlademir Paes Lira, da 26ª Vara Cível da Família; o subdiretor geral do TJ/AL, Walter Santos; a diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Elaine Pimentel, além de estudantes e professores do curso.

“Esta data marca mais uma renovação de convênios com a Universidade Federal de Alagoas, o que é importante porque é o Poder Judiciário contribuindo para a formação dos estudantes de direito. Nós temos aqui dois serviços: o Fórum, que agrega a 26ª Vara Cível da Capital Família, a 16ª Vara de Execuções Penais e o 10º Juizado Especial; e o escritório modelo, onde os alunos da Universidade fazem atendimento de assistência judiciária à comunidade por meio de um estágio que abre as portas para o mundo profissional”, explicou Tutmés Airan.

O desembargador também falou sobre o orgulho de ser egresso e parte do corpo docente da Ufal e sobre a parceria entre a Universidade e o TJ para os estudantes e para a sociedade alagoana. “Dos 15 desembargadores que compõem o tribunal, 12 são oriundos da Universidade Federal de Alagoas, o que me deixa bastante orgulhoso do trabalho que a Ufal vem fazendo. Esse estágio é excelente: ao mesmo tempo que o estudante aprende, ele contribui com a comunidade. Isso é o que é interessante. Ele recebe e devolve em forma de trabalho para a sociedade, sobretudo a mais carente”, afirmou.

De acordo com a reitora, o Núcleo de Práticas Jurídicas é um exemplo da importância da Universidade para a sociedade, uma vez que atende, gratuitamente, a população do entorno, levando justiça a quem mais precisa.   “O nosso Núcleo de Práticas Jurídicas é o Fórum, que é tão importante para a universidade quanto para a população do entorno. Nós consideramos o Fórum como o segundo maior projeto de extensão da universidade, ficando atrás apenas do Hospital Universitário. Tanto o Fórum quanto o Escritório Modelo de Assistência Jurídica têm uma importância singular para nossos estudantes e para a população vulnerável do entorno da Ufal que depende desses serviços. Penso que ele cumpre um papel de justiça social inigualável”, finalizou.