Projeto de extensão exibe produções audiovisuais sobre a cultura indígena

Objetivo é aproximar o público universitário da temática
Por Gustavo Cândido - estudante de Jornalismo
17/07/2019 15h09 - Atualizado em 17/07/2019 às 17h22
Arte de divulgação

O evento Tela Indígena faz parte das atividades do projeto de extensão Guetos e acontece nesta quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, a partir das 16h. O local escolhido para a exibição dos documentários foi o auditório do novo bloco de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A programação terá os curtas Majur e Projeto Agroflorestal da aldeia Wassu Cocal. Este último, dirigido por Glauber Xavier, contará com uma palestra do idealizador antes de sua exibição.

Para a professora Vanuza Souza, coordenadora do projeto, essa é uma oportunidade de fortalecer aspectos importantes do ambiente universitário. "As expectativas são muitas. A primeira delas é o incentivo à participação em eventos. A segunda, que é uma coisa da própria extensão, é unir as comunidades. Fazer com que a Universidade traga para o seu interior um debate da sociedade, sobre comunidades ainda excluídas", ressalta.

A estudante de Relações Públicas Laís de Carvalho, bolsista do projeto, conta que espera um legado para os alunos. "Eu espero que sirva como incentivo para os nossos colegas, para que comecem a produzir audiovisual. Para que procurem projetos de extensão nessa área também", afirma.

O projeto de extensão teve início no ano passado, contando como proposta inicial o estudo da aldeia Wassu Cocal, em Joaquim Gomes. Hoje, perto de sua conclusão, a pesquisa expandiu também para outras direções e, agora, instituições beneficentes da capital alagoana fazem parte do Guetos.

A inscrição pode ser feita em doity.com.br/telaindigena.