Proinart apresenta projeto Vez e Voz: dança e moda urbanas

Exposição e desfile-manifesto estarão na programação do evento
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
19/07/2019 08h45 - Atualizado em 18/07/2019 às 08h45
Arte de divulgação

Arte de divulgação

O projeto Vez e Voz, com criação em dança e moda urbanas pelo Coletivo Cara Crew, contemplado no Programa de Iniciação Artística da Universidade Federal de Alagoas (Proinart), vai compartilhar suas experiências num evento de 22 a 26 de julho. Será no Espaço Cultural e na Escola Técnica de Artes e ocorrerá em duas etapas. 

A primeira, vai ser uma exposição que acontecerá de 22 a 24 de julho, na vitrine da Escola Técnica de Artes, e fica à disposição dos visitantes das 9h às 21h, horário de funcionamento da ETA. O conteúdo da mostra é o processo de criação em dança a partir das danças afrodiaspóricas [breaking, krumping e voguing] e da moda inspirada na estética do afropunk. 

Nos dias 25 e 26 de julho será a segunda etapa com desfile-manifesto, no espaço Caverna, que dá acesso à Sala Preta, no Espaço Cultural, às 19h. Os dançarinos e modelos farão performances com dez peças recriadas a partir de técnicas de customização por Fênix Negra Zion.  

De acordo com a professora Joana Wildhagen, o projeto Vez e Voz busca trazer para discussão questões ligadas às desigualdades sociais. “Queremos fazer ecoar um grito de quem está à margem, ocupando o espaço universitário para dialogar questões necessárias na reconstrução de uma sociedade menos desigual. O conteúdo do projeto se deu por meio de confrontos contra o racismo institucional, a discriminação de corpos LGBTravesti, a sorofobia e o machismo, que todos os dias dificulta acesso, silencia, violenta e assassina de várias maneiras esses grupos-chave”, completou. 

Joana destaca que o Coletivo Cara Crew tem cinco anos de atividade e que se movimenta a partir da reflexão e da resolução de causas sociais. “O grupo acredita na luta por direitos, propondo o exercício da autonomia do ‘re-existir’ individualmente e resistir coletivamente”, completou.

SERVIÇO 

O quê: projeto Vez e Voz - dança e moda urbanas

Quando: de 22 a 26 de julho

Onde: Espaço Cultural da Ufal e Escola Técnica de Artes