Grupo de extensão promove palestra sobre a ética contemporânea

Atividade acontece dia 31 de julho; inscrições estão abertas
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
23/07/2019 07h30 - Atualizado em 19/07/2019 às 10h23
Arte de divulgação

Arte de divulgação

O projeto de extensão Civitas: Filosofia, Literatura e Política promove a palestra Ética Contemporânea: o sujeito ético diante da alteridade, no dia 31 de julho, no Auditório da Biblioteca Central da Ufal, às 17h. 

A palestra será realizada pelo professor José Vicente Medeiros da Silva e, de acordo com a organização, partirá da análise da concepção ética de Emmanuel Lévinas para refletir sobre a crise ética contemporânea.

“O filósofo francês repensa a caminhada da filosofia ocidental que esqueceu o outro. Como reconstruir a convivência humana ameaçada por várias formas de violência contra a alteridade? Lévinas procura dar a essa questão uma resposta à altura, de uma forma construtivamente crítica. Neste sentido, a ética é, sobretudo, um trauma, e depois um pensamento do trauma. É, uma inquietação e uma responsabilização. Lévinas foi, sem dúvida, o principal pensador da alteridade do século 20. Dialogar sobre esses aspectos é nosso objetivo nessa conferência”, esclarece. 

A atividade faz parte das ações de extensão propostas pelo projeto Civitas e é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas pelo Sigaa.