Feira Agroecológica da Ufal recebeu edição especial junina

Além de produtos saudáveis e livres de agrotóxicos, comidas típicas foram comercializadas
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
02/07/2019 09h57 - Atualizado em 02/07/2019 às 15h52
Edição junina da Feira Agroecológica da Ufal

Edição junina da Feira Agroecológica da Ufal

Os camponeses da Feira Orgânica e Agroecológica da Universidade Federal de Alagoas e a equipe do projeto de extensão Colhendo Bons Frutos: nutrição e agroecologia, da Faculdade de Nutrição, realizaram o Arraiá da Paz. O evento, no diaa 26 de junho, reuniu produtores e consumidores e contou com a participação de um trio de forró pé de serra para festejar a época junina. 

A Feira Orgânica e Agroecológica é aberta a toda comunidade e acontece semanalmente, às quartas-feiras, das 7h às 12h, na Praça da Paz, Campus A. C. Simões. É composta por agricultores de assentamentos da Zona da Mata de Alagoas que comercializam alimentos produzidos em base agroecológica, totalmente livre de agrotóxicos. 

De acordo com a coordenadora do projeto Colhendo Bons Frutos, Maria Alice Araújo Oliveira, nesta edição, além da típica feira semanal que oferta produtos saudáveis, foram servidas comidas típicas preparadas pelas camponesas que lideram uma produção natural, pautada no manejo biológico, sem nenhum tipo de veneno e com enorme impacto social. 

O milho, com papel de destaque no mês de junho, é oriundo de sementes crioulas, nativas e sem modificações genéticas. Preservadas e transmitidas por gerações de agricultores familiares, essas sementes embasam a produção agroecológica, respeitando a cultura e a biodiversidade local.