Extensionistas convidam comunidade acadêmica para domingo no parque

“Dia Q” será no próximo dia 21 no Parque municipal de Maceió
Por Ascom Ufal
18/07/2019 09h11 - Atualizado em 18/07/2019 às 12h04
Arte de divulgação

Os alunos do curso de extensão Qualidade de Vida Acadêmica (QVA) terão um dia de lazer e convivência no Parque Municipal de Maceió, como forma de quebrar um pouco a rotina da faculdade. O Dia Q - de Qualidade de vida, é uma iniciativa desse projeto de promoção de saúde mental e ocorrerá no próximo domingo (21), com concentração a partir das 8h.

O parque é uma área de preservação de Mata Atlântica com segurança para seus animais e tem cinco trilhas acessíveis, onde os visitantes podem observar e beber a água que brota do solo em diversos pontos, ver jacarés-de-papo-amarelo, frangos d’água, tatus-bola, entre outros bichos exóticos. Como a entrada é gratuita e o parque aberto ao público, qualquer professor, aluno ou técnico da Ufal pode levar sua família e se juntar ao grupo.

“Uma oportunidade prática de repensar uma rotina que na faculdade às vezes é penosa e distante do lazer”, comentou Jéssica Bernardes, do curso de Letras-Português sobre a expectativa para o domingo. O estagiário Paulo César, do curso de Psicologia, concorda, destacando que viver a academia com qualidade é uma escolha que tem transformado sua vida.

O QVA busca fomentar uma cultura de qualidade de vida junto aos universitários, refletindo sobre a importância da saúde emocional para o bem-estar frente ao cotidiano acadêmico. A metodologia do curso consiste em uma aprendizagem de vivências compartilhadas sobre o enfrentamento dos desafios estudantis.

O psicólogo Everton Calado, coordenador de ações acadêmicas da Pró-reitoria Estudantil (Proest) e idealizador do QVA, explica a proposta da atividade: “O Dia Q - de qualidade de vida será um encontro para a comunidade acadêmica celebrar o crescimento humano que o convívio também produz. Será uma manhã com passeio, música, piquenique , etc., para chamar a atenção sobre como estudos e trabalhos em excesso às vezes podem nos roubar o prazer de viver e, assim, nos adoece”.

Maiores informações sobre esta e outras atividades da extensão estão acessíveis no Instagram @qvaoficial.