Dança, moda e exposições são as dicas da semana

Confira mais sobre desfile-manifesto e performance, exibição de curta e inscrições para o Corufal
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
18/07/2019 08h34 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Se você quer aproveitar o que vai rolar na próxima semana, então, a dica é se ligar na nossa Agenda Cultural. Temos o projeto Vez e Voz, contemplado no Proinart; exibição do curta Agroflorestal da aldeia Wassu Cocal, dirigido por Glauber Xavier; e exposições em Arapiraca e Maceió. 

Confira nossa programação: 

Dança e moda 

Na próxima semana, o projeto Vez e Voz, com criação em dança e moda urbanas pelo Coletivo Cara Crew, contemplado no Programa de Iniciação Artística da Ufal (Proinart), vai compartilhar suas experiências em evento realizado de 22 a 26 de julho.  

As atividades vão acontecer no Espaço Cultural e na Escola Técnica de Artes, localizados na Praça Visconde de Sinimbu, e ocorrerá em duas etapas. A primeira etapa será uma exposição que acontecerá de 22 a 24 de julho, na vitrine da Escola Técnica de Artes, e ficará à disposição dos visitantes das 9h às 21h.  

O conteúdo da mostra é o processo de criação em dança a partir das danças Afrodiaspóricas [breaking, krumping e voguing] e da moda inspirada na estética do Afropunk. 

Já nos dias 25 e 26 de julho acontece a segunda etapa, com desfile-manifesto, no espaço Caverna, que dá acesso à Sala Preta, no Espaço Cultural, às 19h. Dançarinos e modelos farão performances com dez peças recriadas a partir de técnicas de customização por Fênix Negra Zion.  

Tela Indígena

Nesta sexta-feira, 19 de julho, é o encerramento do evento Tela Indígena, que faz parte do projeto de extensão Guetos. As atividades vão acontecer no auditório do prédio novo do COS, onde funciona o curso de Comunicação Social da Ufal, no Campus A.C. Simões.  

Começa às 16h, com palestra de Glauber Xavier, sobre experiência audiovisual na aldeia Wassu Cocal, localizada no município de Joaquim Gomes. Em seguida, haverá exibição do curta Agroflorestal da Aldeia Wassu Cocal, dirigido por Glauber. 

Corufal 

Continuam abertas, até 31 de julho, as inscrições para seleção de voluntários que queiram fazer parte do coro da Universidade Federal de Alagoas (Corufal).  

Não precisa ser servidor ou aluno; qualquer pessoa da comunidade pode concorrer às vagas ofertadas para os quatro naipes: contralto e soprano - com nove vagas cada um; tenor e baixo, seis vagas cada. 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, pelo Sigaa - Sistema Acadêmico da Ufal. O edital com mais detalhes você pode conferir no portal da Universidade - ufal.br, no link concursos e editais. 

Olhar Alagoas

Para quem está em Arapiraca, a Agenda traz uma ótima sugestão: visitar a exposição da nossa Pinacoteca Universitária que celebra os 20 anos da  mostra Olhar Alagoas, com 14 obras que fazem parte acervo do museu de artes visuais. 

Está em cartaz na Galeria Sesc Arapiraca e os horários de visitação são às segundas, quartas e sextas, das 12h às 18h; terças e quintas, das 9h às 18h. 

A Galeria do Sesc fica na Rua Manoel Cazuza, s/n, no Bairro Santa Ediwiges, em Arapiraca. 

Théo Brandão 

Em Maceió também temos exposições no Museu Théo Brandão: Sil, da artesã Sil de Capela, está em cartaz até 6 de agosto, no salão de exposições temporárias. 

Já na nos salões das permanentes há peças nordestinas, cerâmica do Mestre Vitalino e objetos alagoanos, entre os quais as moringas do artista Júlio Rufino e as esculturas em madeira dos artesãos Antônio de Dedé e Resêndio. 

Você também vai encontrar no Museu, indumentária de folguedos natalinos com suas ricas coroas e outros adereços, além de brinquedos populares; objetos de fibra vegetal; cerâmica utilitária da etnia Kariri Xocó, do interior de Alagoas; peças de culto afro-brasileiro, ex-votos e outros elementos do catolicismo popular.

Também tem rendas e bordados [filé, labirinto, renda de bilros, boa-noite, singeleza, rendendê].

É um acervo riquíssimo e você, com certeza, vai adorar conhecer um pouco mais da cultura popular alagoana.  

A visitação pode ser feita de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado e domingo, das 12h às 17h.