Comissão de Ética divulga carta sobre período de eleições para reitor

Documento é direcionado para candidatos e eleitores
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
03/07/2019 09h00 - Atualizado em 02/07/2019 às 11h40

A Comissão de Ética do Serviço Público (Cesp) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) produziu uma carta aberta para o período de eleições para reitor da Ufal, com o objetivo de informar aos candidatos e aos eleitores sobre a importância de observar os princípios éticos que guiam os servidores da Universidade durante o período de eleições.

A carta alerta sobre a preservação da honra, o primado da dignidade, do decoro, do zelo e a consciência dos princípios morais, que deverão nortear os servidores públicos. Segundo Laís Miranda, presidente da Cesp, o voto é crucial para a democracia. “Todas as questões em que estamos familiarizados, sejam elas educacionais, culturais, sociais, econômicas ou outras, dependem de soluções políticas”, afirma Laís.

Para conferir o documento na íntegra, acesse o anexo.

Período de eleições

Ainda segundo a presidente da Cesp, as inscrições das chapas devem ocorrer no começo deste mês de julho, de acordo com a aprovação na assembleia sindical conjunta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal). A consulta para reitor tem previsão para agosto deste ano.

“No âmbito acadêmico o voto é facultativo”, informa Laís Miranda, mas continua afirmando que “é a partir deste direito que os agentes públicos podem eleger seus dirigentes”.