Campus Arapiraca recebe 5ª Mostra Existencialismos

Evento é gratuito e busca estabelecer diálogo sobre a problemática do suicídio
Por Thalis Firmino – estudante de Jornalismo
19/07/2019 08h15 - Atualizado em 17/07/2019 às 14h30
Arte de divulgação

Arte de divulgação

O Núcleo de Estudos Humanísticos Transdisciplinares (NEHT) e o Grupo de Pesquisa Gnosiologia, Ética e Informação (GP Geinfo) realizam a 5ª Mostra Existencialismos, em Arapiraca, no dia 22 de agosto. Numa reflexão crítica da condição humana em face da problemática do suicídio, o evento busca fomentar a produção cultural, artística e científica na Universidade sobre as significações filosóficas e psicanalíticas dos conceitos de absurdo, angústia, desespero, dor, liberdade, mal, melancolia, morte, náusea e solidão. 

Além disso, mediante as considerações obtidas no evento, a organização também pretende construir com os participantes um material acadêmico de crítica filosófica contemporânea a partir dos clássicos do pensamento existencialista como O Mito de Sísifo, de Camus; Além do bem e do mal, de Nietzsche; O existencialismo é um humanismo, de Sartre; A situação espiritual de nossa época, de Jaspers; Ser e Tempo, de Heidegger; O conceito de Angústia, de Kierkegaard, e outras obras. 

Inscrições 

A pré-inscrição para participantes é gratuita e pode ser realizada mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui. Já os interessados em submeter trabalhos científicos de qualquer modalidade: música, poesia, dança, teatro, fotografia, pintura, desenho, poster, e-poster, resumo, resenha, ensaio, artigo, monografia, tradução, paráfrase, livro, capítulo de livro, estudos de caso, relatos de experiência, revisões de literatura sistemáticas ou integrativas, devem formalizar o pedido seguindo as orientações descritas no site do evento até o dia 5 de agosto.