Campeonato de vôlei na Ufal homenageia jogador alagoano

Taça Maurício Borges, realizada durante o fim de semana, foi incentivo para estudantes
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
22/07/2019 09h21 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Jogo realizado na abertura do evento, na sexta-feira (19). Foto: Blenda Machado

Jogo realizado na abertura do evento, na sexta-feira (19). Foto: Blenda Machado

A 2ª edição da Taça Maurício Borges de Voleibol foi realizada na última sexta-feira (19), às 15h no Ginásio Poliesportivo, integrado ao complexo esportivo do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Segundo a organização, o evento tem por objetivo fomentar o voleibol com as categorias de base no estado de Alagoas e na Universidade. A Taça é uma iniciativa da Fábrica Coletiva de Talentos (FCT), vinculada ao projeto de extensão do Iefe e homenageia o jogador alagoano que conquistou vários títulos no esporte representando o Estado e o Brasil, o Maurício Borges. 

E é com a parceria do jogador que o evento mostra a jovens e estudantes que sonhos são possíveis de alcançar. “Fazer parte disso e ver o cidadão que eles estão se tornando. Com esse projeto, para mim, é gratificante demais”, comentou Higor Spineli, técnico da FCT.  

No primeiro dia foram três equipes jogando: Barreiros de Pernambuco, Pajussara Esporte Clube e  FCT.  A torcida prestigiou, entre muitas tensões, mas calorosa, vibrando em todas as partidas. 

O técnico e professor, Higor Spineli, que também é um dos organizadores do evento, conta sobre a importância do projeto FCT dentro da Ufal. “Ele já existe a mais ou menos quatro anos e, aqui dentro da Ufal, há dois anos. Estamos conquistando títulos importantes”, frisa, e ressalta os dois objetivos que fazem toda a diferença para os jovens na sociedade: “O primeiro objetivo do projeto principal é aproximar esses meninos para a Universidade. E a nossa segunda meta é descobrir talentos aqui do Estado”. 

Desde 2018, João Pedro, estudante de Educação Física e monitor da FCT. Conta como está sendo seu desenvolvimento no projeto. “A experiência é importante, desde a habilidade técnica e aprender o que é voleibol. A pessoa vendo de fora é muito bonito, mas de dentro é muita técnica que você tem que acertar para ter um entrosamento bom para o time”, disse. 

A estudante do Iefe e uma das organizadoras, Viviane Menezes, fala como foi participar da segunda edição do evento. “É uma honra poder participar de um projeto que está ganhando uma visibilidade muito boa. Me sinto desafiada porque é um evento grande, às vezes é a prática que dá a experiência muito maior do que só a teoria. Isso ajuda muito no meu crescimento como profissional e também como ser humano”, afirma. 

O Campeonato voltado para atletas da categoria sub-21, foi realizado durante todo o fim de semana, de 19 a 21 de julho. E a classificação final ficou assim: 1º lugar Barreiros PE, 2° lugar Clube Náutico Capibaribe e o 3° lugar ficou para o Pajussara Esporte Clube. 

Outras informações no Instagram @tacamauricioborges.