Atividades e exposições gratuitas integram 28º Fim de Semana no Museu

Edição acontece neste sábado (13) e domingo (14), na sede do MHN; répteis e anfíbios serão destaque no evento
Por Graziela França - jornalista colaboradora
10/07/2019 15h39 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Anfíbios e répteis invadem o Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para a 28ª edição do Fim de Semana no Museu, que acontece neste sábado (13) e domingo (14), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede do MHN, que fica na Avenida Amazonas, Prado, em frente à Praça da Faculdade.

O evento, organizado pelo setor de Herpetologia, tem como principal objetivo divulgar o conhecimento sobre os anfíbios e os répteis, dois grupos de animais que muitas vezes despertam medo e antipatia do público em geral. A edição tratará da importância, aspectos biológicos, diversidade e desmistificação de informações erradas sobre sapos, cobras, jacarés, tartarugas, lagartos, entre outros animais.

Na programação, oficinas, apresentação de filmes, bate-papo, atividades infantis, homenagens a colaboradores do setor de Herpetologia do MHN e apresentações culturais de Kung Fu e da banda do Ronda no Bairro. O Fim de Semana no Museu contará ainda com as atividades contínuas, como espaço para pintura, brincadeiras e exposições.

Durante o evento o público encontrará, além do acervo de exposições do MHN, mostra fotográfica, esculturas de animais e objetos feitos com pneus reaproveitados, da artista plástica Edjane Galvão, e a inauguração da exposição temporária Em Monção, da Eva Le Campion.

Trazendo inclusão para o evento, haverá ainda a exposição Multissensorial - um novo olhar sobre as serpentes, resultado de um projeto realizado por alunos do curso de biologia do Cesmac, liderados pela professora Ingrid Tibúrcio, que também é colaboradora do MHN. A atração apresentará peças sobre esses animais voltadas para o público com deficiência visual, que poderá tocar nas peças, que terão informações descritas em braile e também poderão ser ouvidas em áudios.

De acordo com Filipe Nascimento, biólogo do MHN e organizador do evento, a intenção é atrair o público para um momento de lazer e aprendizagem. “Esse tem sido o principal objetivo do nosso projeto, levar conhecimento, sobretudo aquele voltado às ciências naturais, para um amplo público”, destacou.

As atividades do Fim de Semana no Museu são gratuitas e voltadas para o público de todas as idades.

O quê: 28° Fim de Semana no Museu

Quando: sábado (13) e domingo (14), das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Onde: sede do MHN

Quanto: gratuito