Assistência estudantil e evasão universitária são focos do Proford

Programa transcorre no Campus Arapiraca e tem como tema central Prevenção e Saúde Mental no Contexto Acadêmico
Por Diana Monteiro - jornalista
22/07/2019 15h44 - Atualizado em 22/07/2019 às 15h54
Proford Campus Arapiraca - Prevenção e Saúde Mental no contexto Acadêmico

Dando continuidade à atividade Formação Docente,  em desenvolvimento na sede do Campus Arapiraca, na quarta-feira (24) está definida a segunda aula do curso que abordará a Assistência Estudantil e o enfrentamento da rotina acadêmica sob a ótica do estudante. Desadaptação e evasão universitária. A aula, de 8h às 12h, tem com o instrutor Everton Fabrício Calado. A ação transcorre por meio do Programa de Formação Docente, vinculada ao Programa Proford, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e objetiva promover qualidade de vida acadêmica com ênfase na prevenção em saúde mental, problematizando dialogicamente o adoecimento/sofrimento psíquico ao contexto da Universidade Federal de Alagoas.

A Formação Docente que teve início no dia 17 deste mês, e enfoca  o tema Prevenção e Saúde Mental no Contexto Acadêmico, é dotada de seis aulas com encerramento no dia 5 de setembro. Os demais temas a serem abordados no conteúdo programático são: “Reconhecimento de sinais e comportamento relacionados a possível adoecimento psíquico. Prevenção ao suicídio”; “Mapeamento e articulação das redes de apoio ao discente no âmbito da Ufal”; “Mapeamento e articulação das redes de apoio ao discente fora do âmbito da Universidade: a Rede de Atenção Psicossocial e o Sistema Único de Saúde”; e “Competências, habilidades e atitudes do professor em sala de aula com vistas à práticas inclusivas em saúde mental”. O conteúdo consta de avaliação na finalização do curso.

Realidade

Dentro da justificativa do curso consta que “no âmbito da Ufal, faz-se necessário que as práticas de ensino passem a considerar criticamente os dados acerca do sofrimento psíquico entre os estudantes, a fim de que se possam vislumbrar estratégias de prevenção pertinentes ao problema”. Conforme dados do Siass, que é o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor, o número de afastamento dos estudantes por motivo de saúde mental vem crescendo a cada ano, representando, 5% do total de afastamentos entre 2014-2017.

Dados apontam que os principais motivos de afastamento dos estudantes são transtornos de humor (afetivos) representando 30% (predominância do transtorno depressivo e transtorno afetivo bipolar) e os transtornos neuróticos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes com aproximadamente 28% do total (tendo domínio dos transtornos ansiosos).

Diante dessa realidade, a Pró-reitoria Estudantil (Proest),  em 16 de fevereiro de 2018 criou uma instrução normativa com o objetivo de planejar, coordenar e executar ações no âmbito da proteção e promoção de saúde mental da/o estudante universitária/o, denominada de PIASE (Programa integrado de Atenção à Saúde do Estudante). Suas principais ações são na perspectiva do direito à saúde, ações educativas, articulações intersetoriais e estímulo ao desenvolvimento de estudos sobre as condições determinantes e condicionantes que interferem no processo saúde/doença das/os estudantes universitários.

O Curso de Prevenção Saúde Mental no Contexto Acadêmico está no Programa de Capacitação sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH) e Gerência de Capacitação (GC).