Alunos do projeto Sem Mais nem Menos participam de simpósio na Bahia

O congresso discutiu a formação e atualização do professor de matemática da Escola Básica
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
12/07/2019 11h28 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Estudantes da Ufal no evento, na Bahia

Estudantes da Ufal no evento, na Bahia

Integrantes do projeto de extensão Sem Mais nem Menos, do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas participaram do 3° Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste, realizado no final de junho em Juazeiro, Bahia. 

No evento, houve apresentação de banners e minicursos. Os trabalhos são resultados de aplicações de materiais didáticos na Escola Estadual Professor José Remi Lima, em Maceió. Com a tema Matemática nas estações do ano, eles relacionam a disciplina com elementos existentes no verão, primavera, outono e inverno. 

Os minicursos foram ofertados por docentes e estudantes do projeto. Um deles, Matemática nas Profissões: desafios de lógica, palavra cruzada e caça palavras foi ministrado pela professora Viviane Oliveira e as discentes Wanessa Cavalcanti e Daniela Aprígio.  Já o minicurso Matemática nas Disciplinas: trilhamat esporte, memóricas, navegando em rimas matemáticas, coordenando e operacores foi ministrado pela professora da rede pública Erenilda Albuquerque e os alunos Nickson Deyvis e Franciely Lavine. 

“Participar de eventos é importante para a formação acadêmica dos estudantes. Eles têm a oportunidade de compartilhar experiências, divulgar os seus trabalhos e ter contato com um público diversificado, tanto com professores e alunos de outras instituições. É sempre bom conhecer outras visões sobre os trabalhos que foram desenvolvidos no projeto e os estudantes ficaram muito felizes em participar do evento, é um reconhecimento merecido” conta a professora Viviane Oliveira. 

De acordo com os organizadores, o Simpósio da Formação do Professor de Matemática teve por objetivo possibilitar uma maior reflexão sobre a formação do profissional da área, em especial do docente atuante na educação básica, debatendo propostas e possibilidades de melhorias na qualidade do ensino. 

Sem Mais nem Menos 

O projeto que é coordenado pela professora Viviane de Oliveira Santos tem a finalidade de incentivar o gosto pela Matemática, mostrando que é essencial para o cotidiano e para diversas profissões. O Sem Mais nem Menos pretende responder as perguntas “Para que serve isso?” e “Onde vou usar na minha vida?”, feitas pelos alunos quando estudam a disciplina. Apesar de estar presente em diversos aspectos do cotidiano, muitas vezes a matemática passa despercebida, mesmo sendo essencial para a emancipação e cidadania dos alunos, como ressalta os organizadores do projeto. 

Motivado pelo alto índice de evasão nas escolas públicas de Maceió, indicando, dentre outros aspectos, a falta de interesse dos alunos pelas disciplinas, a segunda edição do projeto da Ufal tem o intuito de atuar de forma intensiva em quatro instituições. Inicialmente será feito um levantamento de como os alunos enxergam a matemática no dia a dia e, de acordo com a análise dos resultados, o grupo vai escolher os conteúdos abordados para a elaboração e aplicação de atividades voltadas para a realidade de cada turma. 

De acordo com a coordenadora, serão aplicados nas escolas, dois produtos educacionais desenvolvidos na primeira edição do projeto: o jogo “Geocampo”, que trabalha a geometria no campo de futebol, e o livro Matemática nas Profissões, composto de atividades como desafios de lógica, palavras cruzadas e caça palavras. “Todo o resultado deste trabalho será disponibilizado na escola para que a comunidade possa ter acesso e perceber que sempre é possível encontrar matemática por aí, assim, sem mais nem menos”, adianta Viviane.