Servidoras e estudantes gestantes ganham acompanhamento nutricional

Atendimento da Fanut também será direcionado a crianças de até dez anos
Por Pedro Vianna - estagiário de Jornalismo
19/06/2019 08h10 - Atualizado em 18/06/2019 às 11h13
Equipe da Fanut fará atendimento em parceria com Proest e Progep

Equipe da Fanut fará atendimento em parceria com Proest e Progep

A Faculdade de Nutrição (Fanut), em parceria com as pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) vai iniciar o acompanhamento nutricional para gestantes e crianças da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os atendimentos estão previstos para começar no próximo dia 27 de junho, às quintas-feiras, das 9:20h às 12h, no Ambulatório de Nutrição do Idoso, no prédio da Fanut. 

De acordo com os idealizadores, o objetivo é contribuir para uma gestação saudável e um desenvolvimento fetal adequado, assim como promover saúde para crianças contribuindo para o crescimento e desenvolvimento deste grupo etário. As consultas serão realizadas por estudantes, a partir do 5º período do curso de Nutrição, supervisionados por professoras e monitoras. 

Segundo o coordenador do Ambulatório, professor João Araújo, e as professoras responsáveis, Alane Cabral e Danielle Siva, a princípio, o atendimento será apenas para funcionárias e estudantes da Instituição que apresentem gestação saudável, pois as gestantes de alto risco deverão ser acompanhadas em serviços de referência, como o Hospital Universitário e a Maternidade Santa Mônica, e para crianças de 0 a 10 anos. 

Em reunião com os alunos que participantes do projeto, a professora Alane Cabral explicou a importância da iniciativa. “A contribuição para a Fanut é para os alunos aplicarem o que aprenderam na teoria, só que agora, na prática. O nosso aluno vai sair com uma experiência prática maior, principalmente nessa área materno-infantil”, ressaltou. 

O estudante do 5º período, Roberto Silva que vai participar do projeto, explicou sobre quais são suas expectativas em aprender atendendo gestantes e crianças. “Eu acho que é algo muito diferenciado do adulto e do idoso porque a gente mexe com uma vida que ainda está sendo gerada. É como se fosse um pacote, duas vidas em uma”, explicou o aluno, comparando a iniciativa a outra já existente, direcionada ao público adulto e idoso. 

Os agendamentos para o início do acompanhamento nutricional estão sendo realizados no Laboratório de Técnica e Dietética da Faculdade de Nutrição, presencialmente ou pelo telefone 3214-1213, de segunda a quinta-feira das 9h às 12h.