Paespe recebe Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Programa foi contemplado na categoria Ensino Médio
Por Pedro Vianna - estagiário de Jornalismo
19/06/2019 09h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora concedido ao Paespe/Ufal

Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora concedido ao Paespe/Ufal

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas (Paespe) recebeu o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, contemplado com o troféu bronze na categoria Ensino Médio. O Programa atende anualmente cerca de 200 alunos oriundos da rede pública de ensino e propõe buscar, por meio da formação multidisciplinar e cidadã, a transformação e ascensão social de jovens em vulnerabilidade socioeconômica. Ode acordo com os organizadores, o Prêmio Sebrae tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. 

A solenidade, realizada na última sexta-feira (14), contou com a presença de representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com a participação do vice-reitor José Vieira da Cruz e do professor e diretor do Centro de Tecnologia (Ctec), Alexandre Lima. 

Segundo a vice-coordenadora do Paespe, Geiza Correia, esse prêmio representa o reconhecimento do Programa como uma ação de transformação na área de educação, tendo como público os alunos em vulnerabilidade socioeconômica. “Esperamos que o Prêmio dê visibilidade ao Programa, chamando a atenção da Secretaria de Educação de Alagoas e dos gestores das escolas para apoiar as ações realizadas e motivar os alunos a participarem do processo seletivo”, ressaltou. 

Sobre o Programa Paespe 

Criado em 1993 pelo professor Roberto Carvalho, o Paespe teve como berço de suas atividades o Ctec da Ufal. A principal atuação é nos projetos Paespe Júnior, voltado a alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do médio. O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares, como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção desses alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). Também faz parte do programa, o curso de Informática Básica para jovens e adultos.