Paespe oferta oficinas para estudantes da rede pública de ensino

A programação contou com rodas de conversa e dinâmicas
Por Amanda Alves – estagiária de Relações Públicas
21/06/2019 10h51 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Oficina realizada para os alunos do Paespe

Gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e métodos contraceptivos foram temas abordados numa oficina para os alunos do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), no último dia 12 de junho. Ministrada pela docente Edna Bezerra, vice-coordenadora de Extensão e Cultura da Faculdade de Medicina (Famed), em parceria com discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem, muitos ditos populares acerca dos assuntos foram esclarecidos.

Com rodas de conversa e dinâmicas, a oficina vem rendendo vários debates desde o ano de 2016. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de estar em contato com estudantes da área da saúde e de conhecer um pouco da história de cada um, como forma de incentivo.

Sobre a preparação dos temas para a oficina, Edna afirma que é “a partir da realidade deles e devido ao aumento de adolescentes grávidas”. E continua: “A importância foi discutir com eles sobre a prevenção e tirar dúvidas sobre o tema”.

Sobre o Programa Paespe

O Paespe foi criado em 1993, pelo professor Roberaldo Carvalho de Souza, tendo como berço de suas atividades o Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua principal atuação é por meio dos projetos Paespe Júnior, voltado a alunos das 1ª e 2ª séries do ensino médio, e o Paespe, destinado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio.

O Programa oferta aulas dos conteúdos cobrados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realiza atividades multidisciplinares como o curso de informática básica, palestras e visitas técnicas, contribuindo para a inserção destes alunos em Instituições de Ensino Superior (IES).

Também faz parte do Programa, o curso de informática básica para jovens e adultos. O Programa atende anualmente cerca de 200 alunos oriundos da rede pública de ensino. Seu objetivo é buscar, pela formação multidisciplinar e cidadã, a transformação e ascensão social de jovens em vulnerabilidade socioeconômica.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas através do endereço eletrônico paespe.ctec@gmail.com ou pelo telefone 3214-1866.