Faculdade de Direito de Alagoas comemora 88 anos de existência

Evento realizado de forma colaborativa reuniu membros da Faculdade de Direito de Alagoas
Por Izadora Garcia - relações públicas
06/06/2019 08h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Evento comemora 88 anos da FDA. Fotos: Renner Boldrino

A Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) realizou na manhã da quarta-feira (5) uma solenidade para comemorar seus 88 anos de existência.  O evento que reuniu docentes, discentes e técnicos da FDA contou com a presença da pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, e da reitora, Valéria Correia. À noite, a comunidade universitária também comemorou com os alunos do último turno.

A diretora, Elaine Pimentel, ressaltou a importância do espírito de parceria e cooperação entre estudantes, professores e de todos que fazem parte da unidade acadêmica. “Nossa faculdade completa 88 anos, sendo um curso que precede, inclusive, a existência da própria Universidade. Apesar das dificuldades, temos muito a comemorar. Esse evento é fruto da mobilização das turmas e representa a união da comunidade da FDA. É assim que construímos nossa história: com união”, afirmou.

A reitora, Valéria Correia, fez uma breve fala sobre a importância do direito no atual contexto das universidades federais. “São 30 anos a mais que a história da própria Universidade Federal de Alagoas. Precisamos comemorar e celebrar o direito, principalmente frente a essa crise e a tantos ataques às universidades. A procuradoria dos direitos do cidadão, por exemplo, tem nos defendido, a OAB tem dado voz a luta das federais. A voz do direito, nesse contexto, é importante para defender o que está na nossa Constituição e a nossa liberdade de cátedra”, afirmou.

A FDA foi uma das primeiras faculdades de Direito do Brasil, sendo a quarta criada na região Nordeste. Na assinatura da ata de fundação estiveram presentes grandes juristas como Jayme de Altavila e Guedes de Miranda. Em 25 de janeiro 1961, com a criação da Universidade Federal de Alagoas, a FDA foi incorporada à Instituição. Atualmente, o curso possui conceito 4 no Enade, em uma escala crescente que vai de 1 a 5, e recebeu recentemente um selo concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil que coloca o curso no ranking dos melhores do país.