Evento debate substâncias húmicas e matéria orgânica natural

Encontro nacional será em outubro e trabalho podem ser submetidos até 6 de agosto
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
11/06/2019 08h25 - Atualizado em 10/06/2019 às 13h57
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Entre os dias 28 a 31 de outubro acontecerá o 13º Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas e Matéria Orgânica Natural. O evento, que aborda questões de ciência e inovação da área, será realizado no Hotel Maceió Atlantic, no bairro da Jatiúca, promovido pelo capitulo brasileiro de substâncias húmicas em parceria com a Ufal. 

De acordo com os organizadores, a finalidade do evento é proporcionar discussões, aprofundamento teórico e aplicações práticas para professores, pesquisadores e estudantes sobre os estudos da matéria orgânica. Durante os três dias, serão discutidos e apresentados trabalhos envolvendo matérias orgânicas aquática e de solos, sedimentos, biochar e tratamento de águas. 

Os interessados em apresentar pesquisas podem realizar até o dia 6 de agosto, permitindo a submissão de dois trabalhos para cada inscrição. Confira as regras e propostas temáticas no site do evento. Inscrições com desconto vão até o dia 31 de julho. 

Sobre o Encontro 

A programação está sendo organizada em palestras nacionais e internacionais, painéis de discussões, apresentações orais e em forma de pôster em cinco sessões com temas relevantes da área. A conferência, que será iniciada às 15h30 no dia 28, será ministrada pela professora Yannis Deglianakis, da Universidade de Lonnina, Grécia. 

“Estamos muito animados por organizar um evento dessa importância em Alagoas. Esta é a 13ª edição do evento e é a primeira vez que iremos organizá-lo em Alagoas. O evento vai poder proporcionar uma experiência única para os participantes, abordando temáticas únicas com os mais renomados pesquisadores da área”, enfatizou o professor Wander Gustavo Botero, presidente da comissão de organização. 

Após a conferência, terá início a primeira sessão temática sobre Biochar e Carbono Pirogênico e suas interações no ambiente. Os palestrantes confirmados são: as professoras Yannis Deglianakis (Universidade de Lonnina, Grécia); Heike Knicher (Sevilha, Espanha); Monica Antitllen (Universidade Católica do Chile); Ray Hozalski (Universidade de Minessota, Estados Unidos) e o professor José Garcia Mina (Universidade de Navarra, Espanha). 

No segundo dia, serão apresentadas duas sessões: Substâncias húmicas e matéria orgânica natural em aplicações tecnológicas; e Qualidade das águas e importância da matéria orgânica natural nos sistemas aquáticos e solução do solo. 

Já no terceiro dia, os temas abordados são: Matéria orgânica em ambiente de solo: desafios e oportunidades e substâncias húmicas; e Matéria orgânica natural em aplicações agrícolas. O último dia do evento será dedicado a uma visita técnica oferecida aos participantes.