Delmiro Gouveia sedia reunião preparatória para o Fórum Popular

Comunidade universitária da Ufal se reuniu com movimentos sociais na sede do Campus do Sertão para construir o evento
Por Pedro Vianna - estagiário de Jornalismo
21/06/2019 09h59 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reunião preparatória para Fórum Popular, em Delmiro Gouveia

Reunião preparatória para Fórum Popular, em Delmiro Gouveia

A Pró-reitoria de Extensão da Ufal (Proex) realizou, no último dia 11 de junho, mais uma reunião preparatória do 1º Congresso do Fórum Popular, desta vez em Delmiro Gouveia. Representantes de movimentos sociais de Alagoas estiveram presentes no encontro ocorrido no miniauditório do Campus do Sertão. Ficou decidida a criação de uma subcomissão própria da região, composta pela comunidade universitária e pelos movimentos sociais, com o objetivo de articular o sertão com maior foco para essa atividade. 

A pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, destacou que a Universidade não tem a intenção e nem a função de substituir as políticas públicas que deverão ocorrer nas comunidades, mas o maior objetivo é aproximar um diálogo com as comunidades em vulnerabilidade social, se colocando de maneira igualitária e dialógica com os grupos envolvidos no processo de trabalho.

Representantes dos movimentos falaram de suas demandas e o que pretendem tratar durante o Fórum. Os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) contaram um pouco sobre as atividades que vêm realizando em seus respectivos projetos. 

Segundo o professor de Geografia, Lucas Lima, que vai integrar a comissão do Sertão, foram discutidas questões que contemplam essa região do Estado e que serão levadas para o Fórum Popular, tais como: as consequências da utilização de agrotóxicos dentro e fora das lavouras; o fechamento de escolas situados no espaço rural e a ausência de professores nelas. O atendimento à saúde dos quilombolas também foi levado em conta. 

A localização do Campus do Sertão e sua relação com a sede da Ufal em Maceió, no que se refere às demandas da região, foi outro ponto tratado pelos representantes de movimentos e professores. “Nós tratamos da importância da colaboração da Ufal na formulação de soluções para as pessoas que vivem no campo. As comunidades ainda enxergam a Ufal muito distante”, explica Lucas Lima. 

Foram levantados, ainda, temas como a Reforma Agrária e a necessidade de desapropriação do latifúndio para que as famílias, que atualmente ocupam essas propriedades, possam produzir na terra. Além de questões sobre a utilização da água do Canal do Sertão, o apoio e o fortalecimento das cooperativas da região, sejam elas de produção, de comercialização, ou de turismo. 

Assim como aconteceu em Arapiraca, foram discutidas questões operacionais da realização do Fórum, como: transporte, alojamento e alimentação dos participantes do Sertão para Maceió. 

Ao fim da reunião, ficaram definidas orientações relacionadas aos interessados em fazer parte do Fórum. Será preciso estar presente em, pelo menos, uma reunião preparatória; discutir as principais demandas que queiram levar ao debate; listar na ficha de inscrição os nomes de representantes e suplentes, com os respectivos contatos e dados pessoais, além de detalhar as demandas por eixos. O prazo limite para entrega da ficha e garantir a participação é até esta sexta-feira (21).