Conselheiros aprovam gestão financeira da Bienal pela Fundepes

Consuni também aprovou convênios acadêmicos com a Prefeitura de Santana do Ipanema e com o Tribunal de Justiça de Alagoas
Por Pedro Vianna - estagiário de Jornalismo
10/06/2019 13h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reunião realizada no último dia 4 de junho

Reunião realizada no último dia 4 de junho

O Conselho Universitário da Ufal (Consuni) firmou acordo que definiu a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) como gestora dos recursos financeiros da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O evento será realizado de 1º a 10 de novembro, no bairro histórico do Jaraguá. 

A importância da realização da primeira Bienal na rua foi ressaltada pela reitora Valéria Correia, na última sessão ordinária do Consuni, no dia 4 de junho. Ela parabenizou o desafio da professora Elvira Barretto, diretora da Edufal e responsável pela apresentação da proposta de contratação da Fundepes. “Será garantida a transparência pública e ao final também prestaremos conta no próprio Conselho”, ressaltou a diretora sobre o gerenciamento administrativo financeiro do Órgão. 

Os conselheiros também aprovaram outros convênios que vão beneficiar a comunidade universitária. Um deles é o acordo com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que definiu o termo de permissão não onerosa para o uso do espaço físico da Universidade. O objetivo será o funcionamento do Fórum Universitário Professor José Cavalcanti Manso e do Núcleo de Prática Jurídica da Prática de Direito. Com isso, serão criadas oportunidades de estágio para os estudantes da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal) e vai facilitar o acesso da população ao Poder Judiciário. 

Já a boa notícia para o interior é o funcionamento de uma unidade administrativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Santana do Ipanema. A autorização do Termo de Cessão do Uso de Bem Imóvel com a Prefeitura de Santana do Ipanema foi aprovada por unanimidade pelo Consuni, considerando o posicionamento favorável do Campus do Sertão e uma análise preliminar da Procuradoria Geral da Ufal. 

Também foram aprovados o termo que formaliza a cooperação entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Católica de Dom Bosco (UCDB), fazendo uma correção de acordos que já existiam de maneira informal, e o novo Projeto Pedagógico do curso de Artes Cênicas (Licenciatura). Um dos principais objetivos da aprovação do projeto é aumentar, ainda mais, a inserção de aspectos da cultura popular alagoana dentro da grade do curso.