Artesanato de barro em Capela é tema de exposição na Ufal

Visitação começa no dia 25 de junho e segue até 9 de julho
Por: Ascom Ufal - 21/06/2019 às 08h40 - Atualizado em 19/06/2019 às 11h03
context/imageCaption

Arte de divulgação

Na próxima terça-feira, dia 25 de junho, às 19h, no hall de entrada do Instituo de Ciências Sociais (ICS) será inaugurada a Exposição Entre o Barro e a Mão: Uma Narrativa, que apresenta as técnicas e processos criativos da produção de artesanato de barro no Ateliê do Mestre João das Alagoas, em Capela. A mostra é composta de 32 banners com dezenas de fotografias e textos que analisam as etapas de produção das peças de barro: da preparação do barro, estocagem, modelagem até a queima.

“A proposta foi mapear os modos de fazer das peças de barro”, esclarece o professor. Amaro Braga, coordenador da pesquisa realizada dentro do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Ufal e que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), entre 2016 e 2018. O trabalho teve a participação das alunas dos cursos de Design e de Ciências Sociais: Mariana Petróvana, Janaína Araújo, Gabriela Lessa e Gabriela Melo, Maria Beatriz Santos e Naiara Coelho, que tiveram bolsa Pibic no mesmo período.

A ação é uma iniciativa em parceria do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (Lacc) com o Núcleo de Antropologia Visual em Alagoas (Aval). As fotos foram organizadas de forma sequencial, tal como uma história em quadrinhos, com o objetivo de mostrar como as peças de artesanato de barro são feitas na Oficina do João das Alagoas, mapeando as posições das mãos e o uso das ferramentas na criação das peças.

“A produção de artesanato de barro segue uma trajetória que surge da necessidade material e segue um desenvolvimento até os valores simbólicos. Estão no nosso imaginário e nas nossas vidas cotidianas. Bem se sabe que muito deste saber do uso da argila advém de todos os grupos que estiveram associados à formação da cultura brasileira: indígenas, quilombolas e colonizadores. O barro é matéria presente na cultura de todos estes grupos. Entender seus processos criativos é importante para compreender nossa própria cultura”, explica o professor.

Serviço:

O quê:  Exposição Entre o Barro e a Mão: Uma Narrativa

Exposição de Fotografias e Textos sobre os modos de fazer artesanato de barro na Oficina do Mestre João das Alagoas em Capela

Quando: Abertura dia 25 de junho, às 19h. Encerramento dia 9 de julho

Local: Hall de entrada do Instituto de Ciências Sociais da Ufal

Gratuito. Aberto ao Público, das 8h às 22h.