Programa Conexões de Saberes recepciona alunos com aula inaugural

Projeto Pré-Enem Comunitário inicia sua atividades abordando experiências acadêmicas e incentivo aos alunos
Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
02/05/2019 10h59 - Atualizado em 02/05/2019 às 11h27
Participantes da aula inaugural na última segunda, 29 de abril

O Projeto Pré-Enem comunitário do programa Conexões de Saberes iniciou as atividades na última segunda-feira (29) com a 13ª aula inaugural. A solenidade  que aconteceu no auditório da Reitoria contou com a presença da coordenadora do programa, Janda Maria; da coordenadora de extensão, Betânia Gomes; do vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas, José Vieira; do colaborador do Conexões e professor do Instituto Federal de Alagoas, Paulo Henrique; do ex-aluno do Pré-Enem Comunitário, hoje estudante de Direito, Eduardo Cassiano, e a colaboradora Kissia Carlos.

Cassiano, que será professor de Filosofia na edição 2019 do Pré-Enem, frisou a experiência que teve como aluno do projeto e parabenizou os presentes por serem selecionados dentre tantos inscritos. O professor Paulo destacou a importância do Pré-Enem com um breve histórico e ressaltou o alcance que o programa. “Aqui vemos pessoas de outros bairros, cidades e que talvez um simples aulão, por exemplo, não conseguisse alcançar tanta gente. Então, monitores e alunos, vocês são os que merecem os aplausos” finalizou.

Momento de reflexão

A professora Betânia Gomes homenageou os bolsistas que serão os professores desta edição e ressaltou o dever dos novos alunos. “Todo o sucesso desse programa depende deles e de vocês, nós construímos as condições, mas a realização vai depender de uma parceria muito importante, que é o desejo que vocês estão trazendo, o sonho e o processo formativo deles”, disse.

Outro ponto destacado foram os avanços alcançados pelas universidades em comparação com décadas anteriores, da abertura e a possibilidade da inserção de um público que antes não era assistido. Ela citou Paulo Freire para encerrar sua fala: “O sonho que se sonha sozinho é apenas sonho, mas o sonho que nós sonhamos juntos se torna realidade, e essa universidade é feita de sonhos coletivos. Sozinhos nós não conseguimos nada”.

O vice-reitor r José Vieira Cruz destacou os significados das contribuições de cada um para a formação não só do projeto, mas dos alunos e bolsistas que por ele passaram. Vieira lembrou a época em que a Universidade vivia uma situação financeira que permitia mais investimentos e uma melhor estrutura. Hoje o projeto precisou se adaptar às novas realidades. O vice-reitor também compartilhou as próprias experiências para incentivar os alunos a buscarem seus espaços.

“Se eu, professor Vieira, sou alguém hoje é porque eu acreditei na educação, na universidade e defendi meu espaço com unhas e dentes. Portanto, façam o mesmo, pois ninguém vai fazer diferente por vocês”, sugeriu.

Sobre o programa, frisou: “É uma ação extencionista da mais alta importância, sejam estudantes graduados ou em formação da própria universidade ajudando a formar estudantes que vêm de escolas públicas para que se preparem melhor para o Enem. Isso é muito exitoso, temos experiências no Brasil todo, e na Ufal é muito positivo que a Proex, através de suas coordenações, esteja a frente desse processo identificando estudantes que potencializam nas diferentes áreas de conhecimento, preparando outros futuros estudantes da Universidade. Aqui nós temos uma verdadeira aquarela brasileira, de todas as etnias, gêneros e classes sociais. Éisso que defendemos, oportunidades para aqueles que buscam no conhecimento uma forma de auto desenvolvimento”.

Palestra

A professora de Relações Públicas, Rosa Lucia Lima Silva Correia, proferiu a palestra O compromisso da Universidade com a Ciência, a produção do conhecimento e a existência humana, onde falou sobre a vivência dentro da universidade, o que viver dentro dela, seus objetivos e oportunidades, além de suas bases que são ensino, pesquisa e extensão. Rosa Lúcia contou sua experiência mostrando quais caminhos percorreu para chegar a ser professor de uma universidade, , as dificuldades enfrentadas e que os futuros alunos irão enfrentar.

“Que ninguém entre na universidade para ter emprego melhor, porque vai conquistar o melhor espaço na sociedade ou o melhor emprego. Não é por isso que vocês estão na universidade. Se entra na universidade, se faz universidade, se torna universitário para conhecer melhor o mundo, para entender as tramas sociais, para entender o que está por trás do que a gente vê. Nem tudo do que vemos e ouvimos é de fato o que é apresentado, principalmente no mundo de hoje” enfatizou a professora.

Ela finalizou a palestra desejando boas vindas para todos e sugerindo que se doem, que estudem, que não faltem, pois o principal trabalho é feito em conjunto, por eles com os professores. A última atividade da noite foi a apresentação do corpo docente do Pré-Enem Comunitário.