Pesquisas da Ufal ganham destaque em matérias nacionais

Foram divulgados estudos sobre trabalho infantil e ensino a crianças em tratamento do câncer
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
14/05/2019 15h21
Desenho faz parte do acervo da pesquisa sobre trabalho infantil

As pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) possuem um impacto que vai além dos muros da instituição, beneficiando os membros da comunidade externa. Recentemente, algumas dessas pesquisas repercutiram em matérias de veículos de comunicação nacionais, como O Globo e jornal Extra. Dentre as pesquisas mencionadas por esses veículos de comunicação estão a que fala da coleta de dados sobre o trabalho infantil nas feiras livres e o trabalho pedagógico com crianças em tratamento oncológico.

O trabalho Crianças em Perigo: o trabalho infantil no Mercado Público e feiras livres de Maceió envolveu 20 escolas e feiras livres em Maceió, onde foram contatadas crianças matriculadas em turmas de ensino fundamental, além de adolescentes entre 15 e 17 anos. A pesquisa tem o objetivo de atingir toda a periferia da capital alagoana, utilizando questionários e oficinas onde são realizadas discussões sobre o curta-metragem A Vida de Maria, sobre o trabalho infantil. No site da Ufal, há uma reportagem sobre o assunto. Para conferir, clique aqui.

Já o trabalho pedagógico com crianças em tratamento do câncer foi feito pelo Centro de Educação (Cedu), tendo como objetivo levar o ensino até as crianças que estão em tratamento oncológico para que não percam o ano letivo. Nessa iniciativa, assim como nos outros projetos, estão envolvidos professores e alunos da Ufal.

As matérias dos veículos mencionados possuem uma breve descrição da importância do projeto em questão e ajudam o público a compreender a dimensão que muitas pesquisas tomam ao intervir diretamente na sociedade, muitas vezes combatendo problemas da população, sejam eles de caráter social, como o trabalho infantil, ou de saúde, a exemplo do caso das crianças em tratamento oncológico.

Para ter acesso às matérias na íntegra, acesse as páginas dos jornais Extra O Globo.