Pesquisador português realiza palestra no Ceca no dia 6 de junho

Carlos Azevedo desenvolve estudos em parceria com o Laboratório de Aquicultura e Análises de Água da Ufal
Por Diana Monteiro - jornalista
28/05/2019 14h07 - Atualizado em 28/05/2019 às 17h47
Carlos Azevedo é especialista em microparasitas de peixes

Carlos Azevedo é especialista em microparasitas de peixes

De 5 a 11 de junho, o renomado professor Carlos Azevedo, da Universidade do Porto (Portugal), participará de várias atividades no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Conforme a programação, no dia 6 de junho, a partir das 11h, ele fará a palestra sobre O mundo encantado dos microparasitas observados por microscopia eletrônica, no auditório Hamilton Sobrinho do Ceca, que fica localizado no vizinho município de Rio Largo. A palestra é aberta a pesquisadores, assim como pessoas interessadas no tema.

A vinda do pesquisador, especialista em microparasitas de peixes com mais de 250 artigos publicados, tem como objetivo a continuidade dos trabalhos em desenvolvimento com o Laboratório de Aquicultura e Análises de Águas (Laqua) da Ufal. A parceria internacional já rendeu três artigos científicos e um capítulo de livro na área de parasitologia de organismos aquáticos. Durante a sua estadia no Brasil, o professor também participará de trabalhos com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A parceria para o desenvolvimento do Projeto Microparasitas de Organismos de Alagoas foi firmada com o Laboratório Laqua em 2014 que resultou em avançados estudos na área. “Junto com a equipe da Ufal, o professor Carlos Azevedo realizará coletas na Lagoa Manguaba, Praia da Avenida e Praia de Ipioca. As atividades programadas integram a rotina dos estudos científicos e da estadia do em Alagoas”, frisou o professor Emerson Soares.