Participantes do 51º Forproex–NE elaboram carta após evento

O documento sintetiza os desafios para área da extensão
Por Paulo Canuto - estudante de Jornalismo
07/05/2019 09h40 - Atualizado em 07/05/2019 às 09h40
Participantes do Forproex Nordeste 2019

Entre os dias 15 e 17 de abril de 2019, aconteceu na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) o 51º  Encontro do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste (Forproex NE/ 2019). Participaram 55 representantes de 13 instituições, vindas de sete estados do Nordeste.

Estiveram presentes enquanto Instituições Públicas de Ensino Superior as universidades federais de Alagoas (Ufal), da Bahia (Ufba), do Maranhão (Ufma), de Campina Grande (UFCG), de Pernambuco (UFPE), do Rio Grande do Norte (UFRN), Rural do Semiárido (Ufersa) e do Cariri (UFCA), além das estaduais de Alagoas (Uneal),  de Feira de Santana (Uefs), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e os institutos federais da Paraíba (IFPB) e de Pernambuco (IFPE).

Os órgãos debaterem durante três dias sobre questões referentes à extensão e traçaram planos para fortalecer este pilar da universidade. Após debates e explanações, foi elaborada uma carta onde sintetiza o que foi discutido durante o evento, além de desafios a serem aplicados na extensão nos próximos anos, que irão servir de base para a discussão do 45º Encontro Nacional do Forproex, de 27 a 29 de maio na Universidade de Brasília (UnB).

Dentre os desafios estão: Definir diretrizes para orientar as parcerias de forma a garantir a autonomia universitária nas ações de extensão; formar GTs regionais para organizar a curricularização da extensão, considerando os diferentes níveis em que cada instituição se encontra; e as experiências acumuladas.

Confira aqui a carta de Maceió.

Também foi elaborado um relatório sobre o evento. Confira aqui .