Hospital Universitário comemora a 80ª Semana de Enfermagem

O evento aconteceria em de 15 de maio, mas devido ao Ato em Defesa da Educação foi remarcado para o dia 17
Por: Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas - 10/05/2019 às 07h40 - Atualizado em 10/05/2019 às 12h17
context/imageCaption

Arte de divulgação

Para comemorar a 80ª Semana de Enfermagem, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) realiza o evento Os desafios da Enfermagem na prática com equidade. A atividade estava marcada para o próximo dia 15 mas, devido ao Ato em Defesa da Educação, foi remarcada para o dia 17. A programação contará com palestras e exposição de experiências exitosas na área, além de votação para escolha do melhor trabalho, que será apresentado pelo autor aos participantes da ação.

A chefe da Divisão de Enfermagem, Silvana Maria Barros de Oliveira, destaca a relevância do evento para o aprimoramento das práticas humanizadas em saúde. “A pertinência está na necessidade de reconhecer a diversidade dos grupos sociais de uma comunidade heterogênea, com níveis distintos de vulnerabilidade, mas que, ao chegar às nossas instituições de saúde, devem ser assistidos pela Enfermagem de forma equânime”, analisou.

Para a superintendente do HU, Regina Maria dos Santos, o profissional de Enfermagem, que ocupa mais de 65% dos postos de trabalho nas áreas da saúde, representa a sua importância na execução dos serviços ao cidadão. “Quando trabalhamos com equidade, é reconhecido tanto o direito do cidadão à assistência, quanto à saúde. Como direito, estamos falando da universalidade do acesso, pois é preciso que quem necessite dos serviços de saúde, tenha uma atenção de acordo com a sua necessidade”, frisou.

Ainda de acordo com a superintendente, o evento é uma oportunidade de debater e analisar os desafios do profissional na adoção dos princípios éticos necessários ao processo do cuidado. “O tema é muito apropriado, pois o cerne da discussão está na prática equânime do profissional de Enfermagem, e a proposta do evento tem esse enfoque”, ressaltou Regina dos Santos. 

A Semana de Enfermagem, que é idealizada pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), acontece, anualmente, em todo o Brasil, e propõe os temas gerais a serem debatidos nas programações organizadas pelas instituições de saúde. Esse ano, o evento abordará o direito à saúde, o princípio da Universalidade e financiamento dos serviços.

A 80ª Semana de Enfermagem também tem apoio da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).