Gestão da Ufal emite nota sobre contingenciamento de recursos

17/05/2019 17h29 - Atualizado em 17/05/2019 às 18h43
Imagem de divulgação da campanha da Andifes

A gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou, nesta sexta-feira (17), uma nota técnica para esclarecer o "contingenciamento de recursos de custeio e capital das instituições federais de ensino superior (Ifes) implementado pelo governo federal no mês de maio de 2019".

De acordo com a nota, “o contingenciamento implementado pelo Governo Federal representa R$ 39,5 milhões em retrocesso para a universidade, trazendo um cenário exponencial de dívida, atraso de pagamentos e consequente paralisação dos serviços, reforçando as dificuldades que fomentam uma possível e lamentável evasão dos estudantes que não conseguem se manter na universidade sem alimentação, transporte, segurança e condições de permanência”.

Deste modo, continua o texto da nota, “reafirmamos o compromisso com o ensino superior público e gratuito em Alagoas. Entendemos que a única forma de evitar que a formação de novos profissionais e a contribuição da universidade com a sociedade alagoana seja inviabilizada é a reversão do contingenciamento dos recursos pelo Governo Federal. Uma universidade pública socialmente relevante não se faz com cortes no orçamento, mas com a ampliação dos investimentos”.

Para conferir o documento, acesse o conteúdo abaixo.