Evento na Ufal comemora os 50 anos da Abralin

Cursos e simpósios com renomados profissionais fazem parte da programação
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
03/05/2019 16h04 - Atualizado em 03/05/2019 às 16h32
Imagem de divulgação

A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) está completando 50 anos e, para celebrar esta data, realiza a Abralin50, evento dividido em duas partes e que tem como objetivo promover discussões sobre temas centrais para a Linguística.

A primeira parte do evento ocorre até sábado (4) na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus A.C. Simões, e conta com a presença do 24º Instituto da Abralin. A segunda parte é composta pelo 11º Congresso Internacional da Abralin, que acontecerá de 5 a 8 de maio, no hotel Ritz Lagoa da Anta.

“É a segunda vez que a Abralin está aqui na Ufal. Ela esteve sediada na Universidade Federal de Alagoas no período de 95 a 97. Estamos agora em um segundo momento de gestão da Abralin na Universidade e para comemorar os 50 anos da Associação nós estamos organizando esse evento”, explicou o professor Jair Barbosa, vice-presidente da Abralin.

Com o tema Linguística na Contemporaneidade: desafios, debates e propostas, o Instituto Abralin conta com cursos e oficinas voltados para a área de Linguística e que têm como público-alvo os sócios da Abralin. Apesar disso, não há impedimento de participação da comunidade externa. “A gente fechou parceria com alguns municípios, então temos professores da rede municipal participando, além de outros interessados”, disse Jair.

Os cursos ocorrem entre 8h30 e 11h30 e das 14h30 até as 17h30. De 12h até 13h acontecem as oficinas do Instituto da Abralin. Os cursos do período matutino e vespertino são os mesmos durante todos os dias da programação na Ufal. No Ritz Lagoa da Anta, serão realizados simpósios temáticos, mesas-redondas e os eventos satélites, além da apresentação de pôsteres.

Para conferir mais informações, acesse o site https://www.abralin.org/abralin50/inicio/.