Confira a programação da Agenda Cultural da Ufal

Os eventos são gratuitos; Saiba como participar
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora e Amanda Alves - estagiária de Relações Públicas
09/05/2019 12h22 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

A programação do próximo fim de semana está bastante atrativa na Ufal! Já imaginou um encontro de violinos com master class? E ainda gratuito? É só uma das atrações da Agenda Cultural. O Museu Théo Brandão sediará a entrega de um prêmio, e logo após ocorrerá a abertura da nova exposição. Além disso, a Agenda traz dois espetáculos, e também o tradicional Fim de Semana no Museu. Os eventos são gratuitos e a programação promete! 

Você pode acompanhar a Agenda Cultural de hora em hora na Rádio Ufal clicando aqui www.ufal.br/radio, ou pelo aplicativo RadioNet. 

Confira as atrações:

Exposição temporária Fotografia e Experiência Etnográfica no MTB 

Tecendo Sentidos: Fotografia e Experiência Etnográfica, permanece em cartaz até o dia 12 de maio. As fotografias são resultado de trabalhos desenvolvidos por estudantes da disciplina de Antropologia Visual da Ufal, com curadoria dos professores Fernanda Rechemberg e Siloé Amorim. Quer visitar? Os horários são os seguintes: aos sábados e domingos, das 12h às 17h, além de terça a sexta, 9h às 17h. Grupos com mais de dez pessoas precisam agendar pelo telefone 3214-1713 ou endereço eletrônico nucleomtb@gmail.com. 

Espetáculo Marginália 

O curso de Dança da ETA apresenta um novo trabalho: Marginália. O espetáculo acontece nos dias 14 e 15 de maio, no Teatro Deodoro, às 20h30. A entrada é franca e os interessados podem pegar os ingressos uma hora antes do início do espetáculo. Ao total, 17 estudantes do Módulo 4 do curso de Dança estão no elenco, com orientação dos professores Thiago Sampaio e Valéria Nunes. 

Nova exposição no Théo Brandão 

No próximo 17 de maio, o MTB vai homenagear a artesã Sil de Capela, com a entrega do Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular do Ano. A solenidade começa às 19h. Na ocasião, também haverá abertura da próxima exposição temporária, intitulada Sil. Serão 12 peças da artista alagoana feita de sonhos, garra, fé e barro, além de fotografias das peças, de autoria do fotógrafo Thiago Sobral.

A exposição tem curadoria da museóloga Hildênia Oliveira e de Thaisa Sampaio. O projeto expográfico é de alunos do curso de Design da Ufal. O MTB é o realizador do evento e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura de Capela, que são os patrocinadores.

Para mais informações ligue 3214-1713. 

Encontro de violinos 

No próximo dia 18, o Laboratório de Violino da Ufal promove o 1º Encontro de Violinos, coordenado pela professora Débora Borges. Será das 8h às 14h, no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu.

O evento é gratuito e quem quiser pode participar. Na programação tem palestra sobre ansiedade na performance musical, master class de violino e recital didático do Laboratório de Violino, com participação do Duo Clarino, formado por Débora Borges, no violino, e José Romero, no clarinete.

Espetáculo Obscuricenidades 

O Corpo Cênico da Ufal foi convidado para se apresentar no Aldeia Sesc e Palco Giratório, participando como grupo voluntário. O projeto acontece de 18 a 26 de maio, mas o Corpo Cênico apresentará o espetáculo Obscuricenidades no dia 18, às 19h, no Teatro Sala Preta, no Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu. 

E o melhor você já sabe, é de graça! 

É a terceira vez que o espetáculo é apresentado. Trata-se de criação colaborativa, realizada por alunos do curso de licenciatura em Dança, participantes do Corpo Cênico, equipamento cultural da universidade, criado em 2016. 

Essa montagem está ligada ao projeto Corpo em arte: investigações criativas em dança, coordenado pela professora Kamilla Mesquita. 

Fim de semana no Museu 

Nos dias 18 e 19, acontece o 26º Fim de Semana no Museu. Mais uma ação do nosso Museu de História Natural. A programação nos dois dias começa às 9h e termina às 17h. 

No sábado, teremos oficinas de pintura, cerâmica, pilões, jogo da memória e de lança e encerra com apresentação cultural. Já no domingo, a programação conta com oficina de mandala, mostra de pilões, quebra-cabeça e jogo da memória, além de contação de histórias e oficina de bonecas. 

Nesta edição também acontecerá o arqueobingo, e o encerramento será com apresentação cultural. 

Só lembrando, é tudo gratuito e as oficinas terão número limitado de inscritos: no máximo 15 pessoas. Mais informações pelo e-mail mhnufal@gmail.com