Campus do Sertão inicia comemoração de seus 10 anos com Jornada Acadêmica

Evento socializou com comunidade universitária a produção do conhecimento desenvolvida pela sede e Unidade de Santana do Ipanema
Por Ascom Ufal
31/05/2019 17h58 - Atualizado em 31/05/2019 às 17h59
Estudantes durante evento

Durante os dias 21 e 23 de maio, o Campus do Sertão da Ufal sediou a 2ª Jornada Acadêmica, principal evento interdisciplinar e integrativo dos cursos do campus. Com o tema 10 Anos de Campus do Sertão: ensino, pesquisa e extensão em espaço de transformação, a 2ª Jornada Acadêmica reuniu um público de 1.049 inscritos que participaram de nove mesas-redondas, sete oficinas, 10 minicursos, além de 14 sessões de comunicação oral, com 79 apresentações de trabalho. O evento socializou com toda comunidade universitária a produção do conhecimento desenvolvida pela sede e Unidade de Santana do Ipanema.

A Jornada também contou como a primeira atividade em comemoração aos 10 anos de criação do Campus do Sertão. Nesse sentido, buscou-se trazer a discussão em torno da interiorização e implantação dos campi fora de sede e os desafios encontrados hoje para a preservação e garantia dos direitos e da autonomia da universidade pública brasileira, mediante, atualmente, uma política de cortes e ameaças à existência e à continuidade do ensino superior público.

A fim de contemplar essas temáticas, o evento teve, na conferência de abertura, a presença da professora Virgínia Célia Cavalcante de Holanda (UVA – Sobral/CE) que trouxe a discussão em torno do seguinte tema: O papel da interiorização da universidade pública no Nordeste do Brasil. Já na conferência de encerramento, houve a participação da professora Zuleide Fernandes de Queiroz (URCA) que discutiu sobre a temática: “Balbúrdia é desrespeitar a educação”: universidade, saberes e movimentos sociais na resistência.

Ainda levando em consideração uma década de criação do Campus, na 2ª Jornada Acadêmica, a fim de se fazerem as devidas comemorações, houve a participação, em mesas-redondas, de ex-professores que lecionaram no Campus durante estes quase 10 anos, além disso houve sessão de homenagens a docentes e servidores técnicos que desenvolveram as primeiras atividades de extensão e pesquisa do local.

O evento também contou com feira de livros, com a presença da Edufal, exposição de arte e artesanato produzidos por discentes, grupos artísticos e comunidades locais, indígenas e quilombolas, além de apresentações culturais como o Coro do Sertão, Grupo de dança Abi Axé Egbé, grupo de teatro do curso de Letras, com a encenação Flores do feminicídio e o Grupo Armorial de Piranhas. A fim de atender a uma demanda antiga do Campus do Sertão, no tocante às atividades de pesquisa, houve a cerimônia de lançamento da primeira revista científica: a Revista Caburé - Saberes Acadêmicos Interdisciplinares

Além das atividades acadêmicas, houve a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para os servidores. Essa ação, denominada de Saúde no Campus, é fruto da parceria entre a gestão local e a Secretaria de Saúde de Delmiro Gouveia.

De acordo com o professor Thiago Trindade Matias, diretor acadêmico do Campus do Sertão, “a 1ª Jornada Acadêmica foi considerada um sucesso. Graças ao envolvimento e à dedicação de docentes, servidores técnicos e estudantes na organização, execução e realização, pudemos mostrar o que de fato faz e desenvolve a universidade pública brasileira: ensino, pesquisa e extensão de qualidade. A 2ª Jornada foi uma forma de resistência diante de todas as ameaças que vem sofrendo a universidade, ao se propagar a ideia distorcida de que nas universidades só se faz balbúrdia. O Campus do Sertão é um exemplo do quanto é importante garantir a existência da universidade pública, tanto para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos e todas que fazem parte dela, assim como do desenvolvimento local da região. Que venham as demais comemorações pelos 10 anos do Campus do Sertão. Em defesa da universidade pública e gratuita, estamos juntos na luta”, afirmou o diretor. "Agradecemos a todos que direta e indiretamente contribuíram para a realização do evento. Agradecemos ao Gabinete do Vice-reitor pelo apoio", destacou.

A 2ª Jornada Acadêmica do Campus do Sertão foi um evento sob a organização da gestão local do Campus do Sertão, especificamente, das coordenações de Graduação, Extensão e Pesquisa.