Calourada Verde reúne novatos e veteranos para arborizar Ufal

Local escolhido para plantar as mudas fica ao lado do bloco de Educação Física
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
07/05/2019 12h27 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Calourada Verde na Ufal. Foto: Cairo Martins

Nesta terça-feira (7), segundo dia da semana dos calouros, a programação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)  trouxe para notavos e veteranos a Calourada Verde, onde são plantadas mudas pelo Campus A.C Simões como objetivo de arborizar uma área. Dessa vez, o local escolhido para o plantio foi o campo ao lado do bloco de Educação Física. A atividade foi coordenada pela professora Sandra Regina, pró-reitora da de Graduação (Prograd) e teve a participação do vice-reitor, José Vieira, e de outros servidores e professores da Ufal, além dos alunos.

“Desde 2016 que a gente tem plantado aqui na Universidade. Esse ano, de forma mais significativa, nós estamos tendo o apoio da Sinfra, que tem sedido as árvores, trabalhando a espécie, orientando, acompanhando”, informou a pró-reitora. Ela ainda ressaltou que a atividade está na pauta central da Gestão em todas as programações das calouradas de Maceió e do interior.

Vieira reforçou: “Faz parte do cotidiano da Universidade receber seus alunos. A calourada tem vários significados, mas o mais importante é integrar os novos estudantes no convívio, na dinâmica e na ideia da sustentabilidade, da participação”. E continuou: “É um belo rito de passagem ao reverso, no sentido de batismo na vida universitária, com uma ação pró-ativa, com ação educativa e pedagógica, sem aqueles trotes com perversão ou com alguma má índole”.

A fala do vice-reitor e da pró-reitora precederam a união dos alunos em pequenos grupos, quando plantaram as mudas em pontos já determinados. Estudantes dos centros acadêmicos (CAs) também estiveram presentes e falaram sobre projetos futuros. “O tema do meio ambiente é algo que está latente na sociedade”, disse Eugênio Bulhões, do CA de Agronomia. Desde que entrou no Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Eugênio trabalha com hortas. “Existe esse projeto para que no futuro próximo, provavelmente neste ano, a gente esteja contemplando o A.C. Simões com essas hortas. A priori, o projeto seria para contemplar a Faculdade de Direito de Alagoas”, adiantou.

Ajuda de fora

O plantio de mudas foi feito pelos ingressantes da Ufal e, também, por alunos do ensino médio de uma escola privada que estava visitando o campus. O Colégio Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Palmares, em Pernambuco, foi acompanhado pela professora Edilene Cavalcante, do Centro de Educação (Cedu) da Ufal.

A Madre e diretora do colégio, Irmã Antônia Pereira, falou que o objetivo da visita foi apresentar esse mundo da universidade para os alunos, visto que eles têm essa curiosidade a respeito do meio acadêmico. “Eles ainda são adolescentes, então o trabalho da gente é fazer com que eles conheçam esse mundo em que vão entrar, para que eles tenham acessibilidade e possam dizer ‘lá é dessa forma”, informou a Madre, que trouxe os alunos com o capelão do escola, padre Sandro Lemos.