Agenda Cultural da Ufal tem exposição, dança, shows e aniversário do MHN

A entrada é gratuita para todos os eventos; saiba como participar
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora e Amanda Alves - estagiária de Relações Públicas
16/05/2019 14h57 - Atualizado em 11/09/2020 às 16h47
Ufal oferta programação diversificada e gratuita

O próximo fim de semana está recheado de atrações gratuitas para a comunidade alagoana e visitantes. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferece uma programação bem diversificada, com oficinas, dança, shows, exposição no Museu Théo Brandão (MTB), fim de semana no Museu de História Natural (MHN), além da comemoração referente ao aniversário de 29 anos de criação do MHN. Opções são muitas e tudo à disposição. É só chegar e aproveitar a riqueza da cultura alagoana!

Você pode acompanhar a Agenda Cultural de hora em hora na Rádio Ufal, clicando aqui, ou pelo aplicativo RadioNet.

Confira a programação:

Prêmio de artista popular do ano

Para começar a programação, teremos a grande noite no MTB, na sexta-feira (17), com a entrega do 13º Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular do Ano. A homenageada é a artesã Sil da Capela.

A solenidade começa às 19h, com a entrega do prêmio. Logo em seguida, acontece a abertura da exposição Sil, composta por 12 peças da artista e sete fotografias que retratam a obra da ceramista e seu fazer artístico, clicadas pelo fotógrafo Thiago Sobral. Está imperdível!

Para mais informações ligue 3214-1713.

Oficina de pernas de pau

Se você quer se tornar um pernalta, então, aproveite essa oportunidade! Nossa Escola Técnica de Artes (ETA) e a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) estão promovendo duas oficinas de iniciação à perna de pau. A oferta é de 30 vagas, divididas em duas turmas. E o melhor, é tudo gratuito!

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail janesantos2020@gmail.com. As oficinas acontecerão na sede da Associação Teatral Joana Gajuru, na Rua General Portugal Ramalho, no Farol.

A primeira turma será nos dias 18 e 25 de maio, 1º e 8 de junho, das 14h às 18h. E no dia 9 de junho, os participantes sairão em cortejo pela rua fechada, na orla de Ponta Verde, com atividades das 9h às 13h.

A segunda turma está prevista para os dias 20 e 27 de julho, 3 e 10 de agosto. No dia 11 de agosto, também haverá a saída e cortejo no mesmo local e horário.

Encontro de violinos

No próximo sábado (18), o Laboratório de Violino da Ufal promove o 1º Encontro de Violinos, coordenado pela professora Débora Borges. Será das 8h às 16h, no Espaço Cultural.

O evento é gratuito e quem quiser pode participar. Na programação tem palestra sobre ansiedade na performance musical, master class de violino e recital didático do Laboratório de Violino, com participação do Duo Clarino, formado por Débora Borges, no violino, e José Romero, no clarinete.

Espetáculo de dança

Também no sábado (18), o Corpo Cênico da Ufal vai apresentar o espetáculo Obscuricenidades. Será no Teatro Sala Preta, no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu, às 19h30. A entrada é gratuita!

O grupo foi convidado pelo Sesc para se apresentar no Aldeia Palco Giratório 2019, de 18 a 26 de maio. Essa montagem está ligada ao projeto Corpo em arte: investigações criativas em dança, que integra o Corpo Cênico e é coordenado pela professora Kamilla Mesquita.

Shows no fim de semana no Museu

O 26º Fim de Semana no Museu acontecerá no sábado (18) e domingo (19). Mais um grande momento promovido por nosso MHN. A programação começa às 9h e vai até as 17h.

No sábado, a programação conta com oficinas de pintura, cerâmica, pilões, jogo da memória e lança. O primeiro dia termina com show do grupo LPM - Laboratório de Performance Musical, ligado ao curso de licenciatura em Música, coordenado pelo professor Milson Fireman.

Já no domingo, a programação está recheada de oficinas, inclusive de bonecas, e contação de histórias. O fim de semana termina com show da banda Emenda Provisória e apresentação do Lab Dança, projeto do curso de licenciatura em Dança, coordenado pela professora Noemi Loureiro.

Só lembrando que é tudo gratuito e as oficinas terão número limitado de inscritos: no máximo 15 pessoas.

Mais informações pelo e-mail mhnufal@gmail.com.

29 anos do MHN

Na programação do 26º Fim de Semana no Museu, também tem a comemoração referente aos 29 anos de criação do MHN. A celebração será no domingo (19), às 16h, no Salão Nobre.

O MHN está instalado no antigo prédio do Instituto de Ciências Biológicas da Ufal, na Avenida Amazonas, no bairro do Prado, em frente à praça da Faculdade.

Aproveite a programação gratuita e tenha um ótimo fim de semana!