Ufal recebe professora da Unila para discutir Extensão e movimentos sociais

A proposta é integrar situações comuns às universidades e debater políticas de aprimoramento
Por Thalis Firmino - estudante de Jornalismo
09/04/2019 10h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Arte de divulgação

A Universidade Federal de Alagoas recebe, nos próximos dias 15 e 16, a professora Roberta Traspadini para abertura do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste (ForproexNE) e para a 6ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - Jura. 

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Roberta também possui mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente integra o corpo docente do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Dentre os temas de pesquisa e atuação, a professora aborda questões sobre a América Latina, movimentos sociais e educação popular. 

O ForproexNE, que será realizado de 15 até 17 deste mês, consiste num encontro para reflexão crítica, debate e articulação de políticas acadêmicas de extensão para as Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste. A organização do evento é um trabalho conjunto entre a Ufal, as universidades estaduais de Alagoas (Uneal), e de Ciências da Saúde em Alagoas (Uncisal), e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). 

Jura, por sua vez, acontece entre 16 de abril e 31 de maio e conta com uma vasta programação relacionada à pauta da reforma agrária. Na ocasião, a docente ministra a palestra que leva o mesmo título do tema principal do evento: Lutar, Construir Reforma Agrária Popular.   

As inscrições para ambas as atividades estão sendo realizadas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e toda comunidade pode participar; clique aqui, busque pelos eventos mencionados e inscreva-se.

SERVIÇO 

O quê: Palestra de abertura do ForproexNE

Quando: 15 de abril (Segunda-feira)

Local:  Auditório da Reitoria - Campus A.C Simões

Horário: 19h30 às 20h30

Palestrante: Roberta Traspadini (Unila)

Tema: Extensão Universitária - a relação com a sociedade, com a participação dos parceiros e outras dimensões acadêmicas e institucionais