Trio Ybirá e percussionista Augusto Moralez fazem concerto no Iphan-AL

Eles são professores dos cursos de Música da Ufal, licenciatura e técnico
Por Simoneide Araújo - jornalista colaboradora
08/04/2019 09h00 - Atualizado em 08/04/2019 às 13h36
Arte de divulgação

Um noite regada a boa música espera por você, próximo 10 de abril, na sede Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL), no bairro de Jaraguá, em Maceió. É mais uma promoção do Núcleo de Percussão (NUP) da Universidade Federal de Alagoas que apresentará o Trio Ybirá e o percussionista Augusto Moralez, a partir das 19h, com entrada gratuita.

O Iphan é parceiro antigo do NUP e, mais uma vez, recebe músicos da Ufal para um concerto que será um preparatório para a turnê que Moralez fará em várias universidades dos Estados Unidos, de 22 a 30 de abril. “Há muito tempo temos a parceria do Iphan e aproveitei para fazer um esquenta da minha turnê, onde vou apresentar música brasileira para vibrafone, um repertório inédito, encomendado por mim. Aproveitei para convidar Trio Ybirá para também apresentar seu repertório próprio para formação de madeiras”, disse Moralez, coordenador do NUP e professor de Percussão da Escola Técnica de Artes (ETA) da Ufal.

Em sua ida às universidades americanas, o percussionista pretende firmar convênios com artistas internacionais. “Todos os anos eu tento participar de eventos internacionais na tentativa de firmar convênios e intercâmbios internacionais que o NUP tem realizado desde 2016, quando assumi o Núcleo. De lá para cá temos recebido artistas dos Estados Unidos, Austrália, Dinamarca e México. Como contrapartida, tento visitar esses países levando esse meu repertório inédito e dando aula sobre minha pesquisa com o vibrafone”, anunciou.

Trio Ybirá

Criado no final do ano passado, o Trio Ybirá, antes chamado Trio de Madeiras, fez sua estreia em dezembro de 2018, durante a Semana da Música. É formado pelos professores da Ufal, Kleber Dessoles - saxofonista [ETA], Ziliane Teixeira e Flávio Ferreira, da licenciatura em Música.

Esse concerto do dia 10 será o primeiro de uma série que o trio pretende fazer durante o ano de 2019. A intenção é movimentar o repertório para formação de trio de madeiras e criar novas obras.

O quê: Concerto do Trio Ybirá e do percussionista Augusto Moralez

Quando: 10 de abril, às 19h