Reitora da Ufal participa lançamento da Frente pela Valorização das Universidades Federais

Deputados federais, senadores, reitores e entidades formaram aliança em defesa da educação pública superior no país
Por Izadora Garcia - relações públicas
25/04/2019 13h10 - Atualizado em 26/04/2019 às 20h17
Lançamento da Frente pela Valorização das Universidades Federais aconteceu ontem (25) na Câmara dos Deputados.

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, participou, na tarde de ontem (24), da cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais. No evento, que aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília, estiveram presentes 67 representantes de universidades e instituições federais de ensino, 5 senadores e 70 deputados federais.

Presidida pela deputada Margarida Salomão (PT/MG) e ex-reitora da UFJF, a mesa da solenidade de lançamento foi composta pela coordenação colegiada da Frente Parlamentar; pelo Reinaldo Centoducatte (Andifes); por Flávio Franco (Associação Nacional dos Estudantes de Pós-graduação); por Ederson Siqueira (Observatório do Conhecimento); por Osvaldo Negrão, (Proifes); por Bruna Brelaz (UNE) e pelo deputado Vitor Lipe (PSDB).

Além disso, entidades como a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) também participaram do lançamento. A convite da reitora Valéria, Paulão (PT) e Tereza Nelma (PSDB) representaram a bancada federal alagoana.

Suprapartidária, a Frente busca defender o ensino superior pública, gratuita e de qualidade, entendendo as instituições federais de ensino superior como patrimônio do povo brasileiro e como uma ferramenta para o desenvolvimento do país e para a superação da desigualdade social.

Na ocasião, os principais objetivos propostos pela aliança foram expostos: acompanhar as ações governamentais relacionadas às universidades federais; promover e mediar debates sobre questões referentes a estas instituições; valorizar ações de ensino, pesquisa e extensão e promover o reconhecimento da atuação social e econômica desempenhada pelas IFES, além de dar celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários.

“Em tempos de contingenciamento de recursos e de ataques diretos às universidades federais, na tentativa de desqualificar a produção da nossa pesquisa e ocultar os impactos positivos das instituições federais de ensino superior na sociedade brasileira, é preciso destacar a importância desta frente que se inicia aqui. Esse é um passo que estamos dando no sentido de preservar, principalmente, a autonomia universitária, a liberdade de cátedra e o financiamento das IFES”, avaliou a reitora Valéria Correia.

Veja abaixo o vídeo oficial da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais: