Reitora participa de audiência junto à Bancada Feminina da Câmara dos Deputados

Contingenciamento de recursos e questões de gênero nas universidades federais foram pautas discutidas na ocasião
Por Izadora García - relações públicas
24/04/2019 20h58 - Atualizado em 29/04/2019 às 15h42
Fotos: Banco de Imagens da Câmara

A reitora, Valéria Correia, participou na tarde de ontem (23) de uma audiência pública com a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados, juntamente à Secretaria de Mulher e a outras seis reitoras de instituições federais de ensino superior. O objetivo do encontro foi discutir pautas como o significativo contingenciamento de recursos para o ensino público, segurança nos campi e o papel das universidades em questões como feminicídio e demais violências de gênero nos estados brasileiros.

A sessão foi iniciada pela deputada federal Aline Gurgel, que convocou a reunião. “Vocês conduzem verdadeiros municípios. Porque uma UnB, por exemplo, que tem cerca de 50 mil estudantes, é como se fosse uma cidade do meu estado, [Amapá]”, afirmou a parlamentar. “E a educação precisa ser prioridade nesse país. Se aqui discutimos orçamento, aqui vocês [reitoras] precisam ter voz”, continuou.

A reitora da Ufal, Valéria Correia, corroborou a fala das demais dirigentes sobre as necessidades das instituições de ensino superior. Além disso, traçou um breve panorama da situação das universidades no contexto atual do país e criticou o recente anúncio de cortes no orçamento de custeio em 20%. “Um corte de 20% no custeio significa um impacto imensurável para o ensino, pesquisa e extensão que temos no país. Somos [as universidades federais] um patrimônio do povo brasileiro: somos hospitais, museus, ciência, arte e cultura”, avaliou.

De acordo com a reitora, a combinação entre recursos reduzidos e uma política de expansão ainda não consolidada é desastrosa para o país. Instituições públicas de ensino superior produzem cerca de 90% da pesquisa científica no Brasil. Além disso, elas prestam serviços à comunidade por meio de projetos de extensão e de equipamentos culturais.  “A própria  subsistência da Universidade e do seu impacto positivo para a sociedade brasileira estão ameaçados. Precisamos dar encaminhamento nesta casa a uma pauta de lutas em defesa das universidades”, afirmou Valéria.

Outro ponto levantado pela reitora da Ufal foi o papel das universidades públicas no que diz respeito às questões da mulher. Valéria Correia sugeriu uma parceria entre as universidades e a Secretaria da Mulher, uma vez que essas instituições têm pesquisas que podem apontar as principais necessidades e deficiências no que tange à violência doméstica, saúde da população feminina e desigualdade entre gêneros. E que esses dados podem subsidiar a construção de políticas públicas adequadas à realidade e às necessidades de cada região.

Em sua fala, a deputada federal pelo Estado de Alagoas e coordenadora adjunta da Secretaria da Mulher Tereza Nelma (PSDB) reafirmou a parceria com a Ufal e expôs o andamento das tratativas para a obtenção do acelerador linear para o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Huppa), que estão acontecendo desde 2016.  “Nossa reitora Valéria Correia tem feito um trabalho excelente no nosso estado. Temos tidos várias lutas em conjunto, uma delas é a obtenção de um acelerador linear para o Hospital Universitário da Ufal. Esse é um esforço coletivo para salvar vidas”, disse a parlamentar.

“As universidades são o principal meio de transformação social que temos. É por meio de uma formação superior de qualidade e disponível para todos que será possível alcançarmos a tão sonhada sociedade igualitária”, finalizou a deputada federal Aline Gurgel (PRB).

Confira, abaixo, o vídeo na íntegra: